Social TV – Televisão e Redes Sociais
Social TV… conhece este conceito? Ver televisão já não é o que era! Hoje em dia, grande parte das pessoas interagem com as redes sociais enquanto assistem a programas de televisão – uma pesquisa da Ericsson ConsumerLab realizada em 2012, em 40 países, mostrou que 62% das pessoas utilizam redes sociais enquanto vêem TV (dos quais 41% são utilizadores de «tablets» e 38% usuários de «smartphones»). Esta interacção, que está a transformar a experiência de ver televisão em algo mais imediato e partilhado, já tem nome: é a Social TV. E promete trazer um novo mundo de possibilidades para o marketing digital.
Um outro estudo, realizado pela empresa de pesquisas Nielsen, identificou que 80% dos usuários de «tablets» e «smartphones» nos EUA e no Reino Unido já estão habituados a assistir televisão com os dispositivos na mão. No capítulo da utilização dos «smartphones», os americanos lideram com 88% e os britânicos com 80%. Já com os «tablets» esse número atinge os 86% nos EUA e os 78% no Reino Unido. Segundo este mesmo estudo, cerca de um quarto desses usuários utiliza os seus dispositivos móveis enquanto vê televisão mais de uma vez ao dia.
QUER FAZER PARTE DA PRÓXIMA TURMA 8 PS? Inscreva-se para saber quando abre o Curso 8 Ps.
Em junho de 2012, mais de 33% dos utilizadores da rede social Twitter publicaram algum conteúdo relacionado com o que estavam a assistir na televisão. Desde eventos mundiais, como os Jogos Olímpicos, a eventos regionais, como os debates presidenciais nos EUA, os consumidores de todo o mundo usaram as redes sociais para interagir com outras pessoas, revolucionando assim a maneira de ver televisão.
Esta capacidade de gerar «buzz» é outro aspecto muito importante da Social TV, de tal forma que em dezembro de 2012 a Nielsen anunciou uma parceria com o Twitter para a criação do Nielsen Twitter TV Rating, um indicador que monitoriza o engajamento da audiência de programas de televisão na rede social.
Social TV integra aplicativos móveis
O surgimento de aplicações e redes sociais capazes de se integrarem com o conteúdo de televisão é outro ponto importante da Social TV. Um exemplo é o GetGlue, uma rede social para dispositivos móveis que possibilita aos usuários fazerem check-in em filmes, séries de TV, programas e eventos desportivos. Esta rede social permite que o usuário partilhe com amigos aquilo que está a assistir na televisão, conduza discussões, obtenha recomendações e acompanhe os horários de exibição dos programas na TV. Além disso, incorpora o conceito dos «likes» vindos do Facebook.
Queres ver os meus resultados como iJumper?