Limetree: construa a história da sua vida
Criar álbuns de fotografias ou guardar numa caixinha pequenas lembranças do crescimento do seu filho é coisa do passado. A aplicação portuguesa guarda todas as suas memórias.
Desenvolvida por uma equipa de 3 portugueses, a ideia de criar uma aplicação para coleccionar momentos de vida surgiu a pensar em todos os pais e mães que gostariam de usar as novas tecnologias para mostrar aos filhos, um dia mais tarde, as etapas do seu crescimento.
Em entrevista à revista Marketeer, Jaime Quintas, um dos três fundadores deste aplicativo, conta que a ideia original era guardar fotografias, notas de texto e pequenos vídeos na mesma plataforma para que, mais tarde, pudesse entregar essas recordações aos seus filhos.
À primeira vista o método tradicional de registar memórias parece simples. Ainda assim, não é algo fácil de fazer: a tarefa exige esforço e dedicação para que não acabe como mais um projeto por concretizar. Foi neste sentido que surgiu a aplicação Limetree: guardar memórias sem qualquer tipo de esforço.
A história por detrás da Limetree
O arranque da Limetree aconteceu no último trimestre de 2011, altura em que começou a ser desenvolvido o aplicativo. Em 2012, foram lançadas as versões de teste e, meses mais tarde, sucedeu-se o lançamento público. Ao chegar a 2013, a equipa portuguesa da Limetree orgulhava-se já de ter conquistado 5500 utilizadores.
Recapitulando, a pretende responder a 3 necessidades:
1 – Guardar conteúdos de diversos formatos e de forma integrada e contextualizada, construindo um álbum de recordações reinventado;
2 – Reduzir o esforço necessário para pais e mães registarem e guardarem esses conteúdos;
3 – Garantir uma segurança elevada de todos os dados, já que a Limetree está alojada no sistema de cloud computing da Amazon.
Como já foi dito acima, a Limetree permite guardar fotografias, vídeos, clips de aúdio e notas de texto de forma integrada.
Numa conta de Limetree poderão ser configurados dois parents (pais) e um número ilimitado de children (crianças). O que quer isto dizer? Basicamente, a mesma conta pode ser abastecida com conteúdos do pai e da mãe.
A app permite ainda guardar registos para todos os filhos ou, por exemplo, definir que uma determinada carta é só para um deles. Desta forma, toda a informação fica organizada. Ao falarmos de “cartas” falamos de registos textuais feitos pelos pais, como se estivessem a escrever uma carta para o filho, que a vai ler anos mais tarde.
Tratando-se de um registo pensado para longo prazo, o principal compromisso dos criadores do é que os conteúdos sejam guardados de forma segura e que, em todos os momentos, disponibilize formas de visualização baseadas nas tecnologias existentes.
LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS INTERESSANTES SOBRE APLICATIVOS:
Gadgets fantásticos para iPhone