Findface: como encontrar uma pessoa na Internet usando uma fotografia?
Quem por aqui gostaria de encontrar aquela pessoa com quem se cruzou uma vez na rua e trocou um olhar intenso? A rapariga que está sempre no metro na hora de ponta e que se torna numa companhia silenciosa todas as manhãs? Ou até mesmo aquele rapaz que foi apanhado sem querer numa fotografia que tirou com os seus amigos? O mundo físico nem sempre se transpõe para o digital com facilidade.
Sim, a Internet tem aberto muitas portas para “encontrar” pessoas que nos rodeiam. Mais do que as apps de dating – como é o caso do Tinder, que continua a ser muito popular por pessoas de todas as idades – existe um aplicativo desenvolvido na Rússia que eleva o “stalking” a um patamar superior. Esta é uma ferramenta que pode ser útil ou perigosa, conforme o uso que lhe dermos e a perspectiva com que a encaramos. Estamos a falar do FindFace.
O pressuposto desta app é muito simples: basta tirar uma fotografia a uma pessoa para que o app descubra quem é e que informações estão disponíveis sobre ela nas redes sociais. Graças a este processo simples pode aceder rapidamente à pegada digital dessa pessoa, encontrando o seu Facebook, Twitter, blog, site, entre outros.
DESCUBRA AQUI OS MELHORES 64 APLICATIVOS NA APPLE STORE!
Mas, como dissemos, esta pode ser uma faca de dois gumes: e se alguém está já a ver os seus dados na Internet a partir de uma fotografia que lhe tirou? É verdade: tudo isto parece ter saído diretamente de um filme de ficção científica, porém é tudo real. O FindFace já está a ser usado com sucesso na Rússia. Criado pelos jovens russos Artem Kukharenko e Alexander Kabakov, o FindFace tinha como objetivo inicial ajudar as autoridades a identificar criminosos nas ruas. Todavia, o potencial da app e a ascensão das plataformas de dating online resultou em algo diferente.
“Se vir alguém de quem gosta, pode tirar uma foto dessa pessoa, encontrar o perfil dela na internet e adicioná-la”, disse Kabakov em entrevista ao jornal britânico The Guardian. “O sistema também funciona para pessoas parecidas. Basta fazer o upload da foto de uma atriz de quem gosta, ou da sua ex, e encontrar várias raparigas que se pareçam com ela para que possa iniciar assim o contacto.”
Lançada no final de 2016 na Rússia, a FindFace está acessível a todo o mercado e ajuda pessoas comuns a identificarem estranhos: não importa qual o motivo da pesquisa. Os números registados desde o lançamento têm sido positivos (ou alarmantes): dois meses após chegar ao mercado, o FindFace já tinha sido utilizado por mais de 500 mil pessoas e executado mais de três milhões de pesquisas.
Os utilizadores só precisam estar ligados à rede social Vkontakte (também conhecido como Vk), plataforma mais popular na Rússia do que o Facebook. É a partir da base de dados desta rede social que o aplicativo faz sua pesquisa para reconhecer o rosto da fotografia tirada. No que diz respeito à precisão, os relatórios divulgados apontam que 73,3% das pesquisas foram bem sucedidas.
Para já, a FindFace é ainda uma ferramenta limitada aos utilizadores da rede social. No entanto, acreditamos que esta será uma tecnologia a dar que falar nos próximos anos e que em breve outros gigantes da Internet – como o Facebook e o Instagram – surgirão com mecanismos semelhantes. Para já, temos de aguardar e acompanhar com fascínio os resultados deste aplicativo.
Não ignore esta oportunidade GIGANTE no Instagram >> PROFILEMATE: A ferramenta mágica para fazer VENDAS pelo Instagram