A utilidade das personas para as estratégias de marketing digital
Se costuma elaborar estratégias de marketing digital, está consciente de que um dos elementos mais importantes de qualquer plano é o público-alvo. Só a partir deste detalhe conseguiremos perceber se o produto/serviço se encontra ajustado ao cliente e qual a melhor estratégia para com ele comunicarmos.
Porém, será que usar personas para melhorar e refinar as suas estratégias de marketing digital é uma boa solução? As personas permitem-nos escrever conteúdos para blog e redes sociais tendo em mente um perfil muito próprio do consumidor a que queremos chegar. Mas sim, vamos ter calma. Se nunca trabalhou com personas, é normal que esteja a olhar para o computador com o nariz torcido.
Uma persona é um perfil que criamos e cujas características e dores correspondem ao nosso cliente típico. Ao criarmos uma persona, ou até mesmo várias, conseguimos ajustar o nosso diálogo mais eficazmente para essas pessoas, sabendo em que tipo de dores tocar e que apelos fazer para incentivar à acção.
Nos próximos parágrafos vamos abordar melhor o conceito de persona e mostrar a importância que tais perfis representam para um negócio. Antes de encerrarmos este post dizemos-lhe ainda como costumamos criar as nossas personas e que regras deve seguir para criar a sua primeira.
Por que razão as personas são importantes nas suas estratégias de marketing?
Como dissemos acima, a persona não é nada mais do que um perfil fictício que criamos para incorporar as características típicas do nosso consumidor típico. Mesmo que seja fictícia, a persona obedece no entanto a certas regras que a tornam mais real: as características demográficas do nosso público, assim como as suas motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Se lida diariamente, cara a cara, com o seu público-alvo, então será relativamente fácil elaborar uma persona. Se, por outro lado, lida com o seu público alvo maioritariamente a partir do ecrã de um computador, então poderá servir-se de ferramentas como o Google Analytics para traçar um perfil da sua persona/personas.
Antes de começar a elaborar uma persona, deve ter em consideração os dados não só dos seus clientes satisfeitos e habituais mas também daqueles que nunca mais voltaram ao seu negócio. Este é um cuidado a ter para perceber como funciona o seu público e se há algo que pode fazer para melhorar a forma como está a comunicar com ele.
Lembre-se ainda que persona e público-alvo não são sinónimos. Enquanto o público-alvo diz respeito a um conjunto de pessoas que têm características em comum (faixa etária, estado civil, interesses, rendimentos) a persona diz respeito a uma das pessoas que faz parte do público e a quem estão associadas características mais específicas ainda (idade exata, ambições, objetivos de vida e a razão pelo qual necessita da sua empresa).
Está entendida a diferença?
Como posso criar uma Persona?
Para criar uma persona, ou várias, deverá primeiro passar pelo processo de investigação que mencionamos acima. Compile toda a informação pertinente relativa ao seu público-alvo e que pese na sua decisão de compra. Uma vez feito este primeiro trabalho, está na altura de começar a preencher o formulário que lhe permitirá dar forma a esta pessoa fictícia.
- Sexo
- Idade
- Cargo/Ocupação
- Ramo de atividade
- Nível de escolaridade
- Meios de comunicação utilizados
- Objetivos
- Problemas
Ao preencher um perfil que responda a cada um destes parâmetros – e a outros que considere oportuno acrescentar – passará a ter uma ideia mais precisa de como é a vida e mente de um consumidor que possa, um dia, fazer uma compra na sua empresa.
NOTA: Este artigo foi publicado originalmente no Blog Ecossistema Digital com o título Por que razão as personas são importantes nas suas estratégias de marketing?