Uber Brasil: a excelente oportunidade de mercado para a app
O aplicativo Uber revolucionou o mundo dos transportes de uma forma significativa, assumindo-se hoje como um verdadeiro caso de sucesso daquilo que a tecnologia pode fazer pelas nossas vidas. Ainda que esta app, aparentemente tão simples, tenha gerado fortes ondas de contestação por parte dos taxistas e de organizações governamentais, a verdade é que continua a resistir a todas as turbulências impostas pelo mercado e a crescer de dia para dia.
No Brasil, a Uber não fica indiferente entre todos os que têm um smartphone e precisam de fazer viagens. Dada a comodidade do serviço, assim como a qualidade do mesmo, a rapidez e até mesmo custo, há cada vez mais brasileiros a descarregar a app e a recorrer a esta ferramenta… e a tendência de crescimento manter-se-á forte nos próximos anos!
Em entrevista ao site da Bloomberg, Andrew Macdonald – que coordena as operações da companhia na América Latina e na Ásia – disse que ao perceber o potencial da Uber no Brasil, soube que o país poderia ficar entre os cinco maiores investimentos da empresa. Este é um dado significativo e muito favorável para o território brasileiro atendendo a dimensão da atuação da app.
Uber Brasil: por que é o Brasil um mercado ideal?
Atualmente, a Uber opera em mais de 65 cidades da América Latina, número esse que Macdonald tenciona duplicar até o fim de 2018. O serviço cresceu rapidamente na região, alcançando 45 milhões de viagens em agosto de 2016. Entre as cidades onde o Uber opera, a Cidade do México é a que mais tem motoristas registados, seguindo-se a cidade de São Paulo a ocupar a segunda posição.
Ao assumir o cargo de coordenador das operações da Uber na América Latina, um dos cuidados de Macdonald foi o de assegurar que a empresa não ia aplicar moldes baseados no ponto de vista norte-americano nos países latino-americanos. Uma vez que a região é especialmente importante para o objetivo da empresa em tornar-se cada vez mais global, é importante seguir uma estratégia adaptada ao contexto.
E a verdade é que a Uber parece encarar atualmente os países da América Latina como uma espécie de paraíso: um lugar onde podem crescer em pouco tempo e superar alguns dos concorrentes subfinanciados. A Índia, pelo ponto de vista económico, continua a ser uma aposta cara e desafiadora enquanto a Europa se encontra espartilhada com uma série de regulamentos. O mesmo se sucede nos Estados Unidos, onde a empresa chegou a perder cerca de 100 milhões de dólares entre outubro e dezembro de 2016 pela sua disputa com a rival Lyft.
Na América Latina, os desafios são muito menores. Hoje, a empresa já faz duas vezes mais viagens por mês do que na Índia. Mas algumas barreiras continuam por ser superadas: ideias culturais e leis específicas que regulamentam cada cidade.
Em Buenos Aires, na Argentina, a Uber já recebeu várias notificações para interromper as operações por não estar registada como serviço de táxi e, mesmo que tenha argumentando que não é de fato um serviço de táxi, tem sido difícil obter licença para circulação dos seus veículos.