Todos Sempre Comunicamos
“A Internet é o tecido das nossas vidas. Se a tecnologia da informação é hoje o que a electricidade foi na Era Industrial, na nossa época a Internet poderia ser equiparada tanto a uma rede eléctrica como a um motor eléctrico na razão da sua capacidade de distribuir a força da informação por todo o domínio da actividade humana”. –
Conceito da Campanha Teaser Beat Digital – Todos Sempre Comunicamos
Este post representa apenas uma parcela do Ebook gratuito TODOS SEMPRE COMUNICAMOS.
Pode fazer o download gratuitamente deste PDF Interactivo com textos, videos e imagens incorporadas em http://www.beatdigital.pt/quemsomos
A comunicação é uma necessidade fundamental e uma característica essencial do Homem. É graças a ela que é possível gerir a ambivalente relação entre nós mesmos e os outros. A ideia de partilha é, por consequência, inerente à comunicação. Mesmo na comunicação mediática existe sempre uma possibilidade de escolha e uma inegável capacidade crítica e de autonomia de cada indivíduo.
A palavra ‘comunicação’ provém do termo de latim ‘communis’, a qual significa ‘comum’. Só existe comunicação quando o que é transmitido tem um significado comum para os dois pólos: o emissor e o receptor. A mesma mensagem, com o mesmo conteúdo e o mesmo suporte, terá sempre impactos diferentes, consoante for emitida por um ou outro emissor, sendo que a variável relevante não é somente o prestígio, importância ou status do emissor, mas a forma e sentimento dada à mensagem a transmitir.
A comunicação é o mecanismo através do qual existem e se desenvolvem as relações humanas, ou seja, o acto de comunicar é a única maneira de existência. Tudo o que é Vida é comunicação, que significa também transmitir conhecimentos, casuais ou intencionais, de um para o outro. Comunicar é, sobretudo, significar. É pela comunicação que o Homem atinge a felicidade, pois todos nós somos seres em contínuo movimento, projectados na busca de algo.
Esta busca não significa que estejamos condenados a um pessimismo existencial. Não é por, como defendia Jean Paul Sartre, estarmos “condenados a sermos livres”, que também estamos condenados a procurar a felicidade. É precisamente porque o Homem é um ser de desejo projectável, por consequência livre, que tem necessidade de se definir e de assumir a sua vida perante si próprio e os outros. Essa é que é a nossa verdadeira necessidade natural e que a Internet actual tão claramente ajuda a satisfazer. Actualmente, vivemos numa Era de Informação cum fluxos excessivamente abundantes. Sabemos que há informações sobre quase tudo o que existe e todos somos, em simultâneo, espectadores e instigadores, emissores e receptores desta grande roda da Informação que faz girar o Mundo.
Por isso, tantos milhões de pessoas são mais felizes através da Internet: temos todos mais e melhor informação para escolhermos livremente o que desejamos projectar para o Mundo.
“Todos somos responsáveis de tudo, perante todos.” – Fiódor Dostoiévski
Todos Sempre Comunicamos. Esta premissa é a base da Campanha Teaser Beat Digital, que visa despertar a curiosidade dos utilizadores online para os conteúdos apresentados no lançamento da empresa. O conceito filosófico da Campanha Teaser Beat Digital é muito simples: a comunicação é um pilar da Vida e a Internet propicia um patamar de comunicação que transforma o Mundo. Acreditamos que a Internet é o motor de um Mundo mais justo e com maiores oportunidades para todos alcançarmos a felicidade.
A própria palavra Beat representa pulsação, batida e ritmo, tal como um coração necessita de bater de modo sincopado para a Vida existir em pleno. Cada Vídeo, Música e Wallpaper da Campanha Teaser retrata a diversidade do Mundo e dos Seres Vivos, evidenciando como desde os primórdios da Vida existe Comunicação e como isso nos fez evoluir até aos tempos actuais.
Por isso, a utilização de vídeos, sons e fotos de diferentes animais, povos, sociedades, culturas, modos de comunicação. Antes da existência da Internet sempre houve partilhas, redes sociais, conteúdos recomendados e disseminados de pessoa a pessoa. Sempre fizemos tudo o que a Web 2.0 e as novas tecnologias potenciam num nível nunca antes visto pela Humanidade. Na verdade, vivemos num zénite da comunicação, num patamar de comunicação que exponencia o que sempre foi habitual entre os seres vivos e mais particularmente entre os seres humanos. A Humanidade nunca comunicou tanto e tão facilmente com tantos povos diferentes ao mesmo tempo como actualmente. Os três temas que relacionam a Campanha Teaser com esta visão apresentada do Mundo actual são as Redes Sociais que invocam a Partilha através do relacionamento na grande roda da Comunicação.
Somos quase 7 mil milhões de pessoas no Mundo e mais de 2 mil milhões de cibernautas a partilharem culturas e informações. A maioria destas pessoas passam a maior parte do seu tempo ligados em rede, seja no computador do escritório ou no computador portátil durante uma viagem, seja no aparelho tablet ou no smart phone. Vivem em constante conexão com o Mundo: recebem e-mails em qualquer lugar, criam posts e tweets, emitem opiniões em blogs e partilham ficheiros de todo o tipo (imagens, vídeos, músicas) através da rede.
“Há sempre uma estrada em qualquer lugar, para qualquer pessoa, em qualquer circunstância. Como, onde, porquê?” – Jack Kerouac
O principal objectivo da Campanha Teaser é divulgar os conteúdos que evidenciem a Beat Digital como uma empresa que pratica Marketing Digital destinado à promoção de PME’s e negócios em nome próprio, mas cuja acção é multi-disciplinar e não se limita aos Projectos 8 P’s com recurso à Metodologia criada por Conrado Adolpho. O marketing digital é actualmente a melhor forma de rentabilizar e potenciar o nome, marca, símbolo, estilo, qualidade, relevância, necessidade e autoridade moral de um produto ou serviço. O Marketing de Conteúdo é essencial nesta Estratégia Digital. Por ser tão importante, dedicamos especial atenção à Produção de Conteúdos Multimédia.
Nesse sentido, os conteúdos da Campanha Teaser são impressionistas, não-explicativos e sugerem as mensagens implícitas das frases, jogando com as imagens e sons, revelando por vezes ironia e humor que, esperemos nós, induzirá à descoberta do cibernauta.
No âmbito do Marketing de Educação e Informação que será veiculado em todos os meios onde a Beat Digital está presente, a campanha baseia-se na ideia de que, apesar de toda a tecnologia que já existe e que possa surgir no futuro, o comportamento do ser humano e dos seres vivos sempre se fez com base na comunicação.
“A forma como comunicamos com os outros e com nós mesmos decide no final a qualidade das nossas vidas” – Anthony Robbins
Acreditamos então que a Internet é o meio de comunicação mais poderoso que alguma vez existiu. A facilidade de transmissão entre as culturas modificou milhões de vidas no Mundo devido a muitos factores, mas um deles é essencial: a nossa própria natureza. Cada nova aplicação, website ou rede social que surge soluciona os problemas e necessidades de alguém, ajuda uma comunidade ou apenas um indivíduo na sua busca pela felicidade.
Cremos que , pois a rede une todas as pessoas que moldam a nossa existência na Terra como nunca aconteceu no passado. A Internet é o meio que faz com que as pessoas partilhem informações e opiniões sem a incómoda barreira geográfica. É o principal meio para que as pessoas somem conhecimento, multiplicando-o, reconstruindo-o a cada segundo.
Todos nós temos a hipótese de não permitir que um nome, marca e/ou produto seja relevante ou essencial para as nossas vidas. No mesmo sentido, todos podemos escolher ligar ou desligar o computador ou a televisão, abrir ou fechar o jornal, ir ao cinema, futebol ou teatro, espreitar o outdoor na rua, postar as nossas fotos no Facebook ou enviar comentários sobre qualquer assunto para o Twitter, escolher as nossas relações de amizade e profissionais e as nossas opções como consumidores. Afinal, o fundamental e primordial é comunicarmos uns com os outros. Por estas vias ou aqueles meios é algo que, verdadeiramente, só a cada um de nós diz respeito. Na Internet nós somos o que produzimos e partilhamos.
Conteúdos da Campanha Teaser Beat Digital
12 Vídeos + 12 Wallpapers + Ebook Beat Digital – Todos Sempre Comunicamos
Todos temos Redes Sociais
Todos precisamos de Redes Sociais
Todos construímos Redes Sociais
Todos falamos nas Redes Sociais
Sempre seguimos Alguém
Sempre partilhamos Conteúdos
Sempre ouvimos os Amigos
Sempre trocamos Ideias
Comunicamos através de Palavras
Comunicamos com Símbolos
Comunicamos com Sons
Comunicamos Emoções