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Tipos de pesquisa mostram comportamento do consumidor

Tipos de pesquisa mostram comportamento do consumidor

by Tiago Leão

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A Internet imita a vida real. Quando utilizamos os motores de busca, exprimimos os nossos desejos e problemas através de palavras. Depois de clicarmos no “enter” esperamos encontrar a informação que contém a resposta para uma determinada situação. E é desta forma que mostramos o nosso próprio comportamento enquanto consumidores.

Hoje em dia, os motores de busca, nomeadamente o Google, são muito usados como um intermediário. Em vez de irmos diretamente a um site, utilizamos o motor de busca para encontrar aquilo que pretendemos: seja uma informação, um produto ou a solução para um problema. É por isso que faz todo o sentido falar em tipos de pesquisa quando queremos avaliar o comportamento do consumidor na Internet.

Se possui uma empresa, pois saiba que não há dúvidas de que conhecer os hábitos do internauta é fundamental para que a sua estratégia digital possa ser eficaz.  No fundo, o nosso sucesso é tão ou mais provável consoante a capacidade que temos de responder às perguntas que os cibernautas indiretamente nos colocam através dos motores de busca.

Para o ajudar reunimos uma lista com os 3 tipos de pesquisa que existem. Independentemente do nicho de mercado, encontrará utilizadores que se enquadram nestes diferentes comportamentos. Todos nós já fizemos estas pesquisas, portanto passemos agora a ver cada uma delas.

Tipos de Pesquisa

Pesquisa por Informação

A pesquisa por informação corresponde ao tipo de pesquisa de um internauta académico ou curioso que não possui intenção de comprar, mas que quer saber mais sobre um determinado tema. Os termos podem tanto ser utilizados por uma audiência segmentada – relacionada com o nosso nicho de mercado – ou alguém desinteressado que faz a pesquisa “só porque sim“.

Normalmente, este tipo de internauta expressa-se através de termos genéricos como, por exemplo, “fotografia”. Estes internautas demarcam-se facilmente daqueles que procuram por algo como “loja de fotografia”, termo que não entra nesta categoria por se referir já a um serviço.

As palavras-chave que correspondem à pesquisa por informação podem e devem ser utilizadas como contexto, no entanto não é a elas que devemos dar um maior destaque.

Pesquisa por Produto

É o tipo de pesquisa de quem já sabe exatamente aquilo que quer ou pelo menos está na dúvida se quer comprar.

Se um utilizador pesquisa, por exemplo, pelo termo “GoPro” é porque há uma grande possibilidade de já conhecer este produto, seja porque trabalha no ramo do audiovisual há anos ou então porque alguém lhe recomendou a máquina de filmar.

As palavras deste tipo de pesquisa devem ser usadas em textos institucionais, onde exploramos as características de cada produto. Nestes mesmos textos, devemos conjugar estas palavras produto como expressões que correspondem ao tipo de pesquisa por dor.

 

Pesquisa por Dor

A pesquisa por dor é a mais vantajosa. Corresponde, por exemplo, àqueles que perguntam como fazer qualquer coisa ou que fazem uma pesquisa para saber qual a melhor solução para um determinado problema. Falamos, por exemplo, de alguém que escreve no Google a expressão “como utilizar GoPro”.

Ao utilizar estas mesmas palavras para responder aos problemas estamos, de forma inconsciente, a criar autoridade na cabeça do leitor que nos reconhece como uma entidade credível. Não há dúvida de que estudar as dores e os problemas do nosso público-alvo é a melhor tática para cativar uma audiência qualificada para o blog e site.

O ideal para uma comunicação eficaz é misturar os melhores resultados encontrados nos três tipos de pesquisa. Aposte numa estratégia otimizada e melhore os resultados do seu website. Tudo começa por si: torne-se útil para os seus (possíveis) clientes e verá que a resposta chega na forma de resultados mais do que positivos.

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