Uma outra pesquisa, sob o título Responsabilidade Social das Empresas, Percepção do Consumidor Brasileiro, efectuada em 2012 fruto da parceria entre os Institutos Akatu e Ethos, considera que um consumidor consciente é aquele que adere a pelo menos 11 de uma lista de 13 comportamentos sustentáveis. Segundo a pesquisa, os comportamentos relacionados com a economia de recursos e o planeamento de consumo são os que têm maior influência na vida das pessoas.
O estudo, que entrevistou 800 pessoas a partir dos 16 anos de todas as classes sociais e regiões do país, também mostra que, entre 2006 e 2010, a percentagem de consumidores conscientes no Brasil continua em apenas 5%, mesmo com o crescimento da população. Além dos consumidores conscientes, a pesquisa classifica os restantes consumidores em outros três grupos: engajados (23%), iniciantes (35%) e indiferentes (37%).
Uma das principais conclusões desta pesquisa vem do cruzamento entre consumidores conscientes e população com acesso à internet. Segundo os dados recolhidos, 49% dos brasileiros não estão ligados à rede, enquanto os 51% com acesso à internet estão, de alguma forma, envolvidos com o tema.
Outro indicativo dá conta de que 56% da população diz que nunca ouviu falar sobre sustentabilidade. Isso mostra que, mesmo que pratiquem ações responsáveis, as pessoas não sabem definir o conceito. Por outro lado, 19% dos inquiridos apresentam uma definição incorreta do termo, enquanto 9% afirma ter ouvido, mas não saber definir. Apenas 16% responderam corretamente.
A terminar, e à atenção dos empresários, deixamos agora as principais características do consumidor consciente:
– Procura sempre a melhor relação entre preço, qualidade e comportamento social e ambiental da empresa ao comprar produtos e serviços;
– Preocupa-se com o impacto da produção e do consumo sobre a comunidade e o meio ambiente;
– Valoriza e divulga empresas socialmente responsáveis;
– Atua de forma construtiva com as empresas para o aprimoramento de suas relações com a sociedade e com o meio ambiente.
LEIA AGORA MAIS ARTIGOS INTERESSANTES RELACIONADOS COM ESTE POST:
30 livros sobre Conteúdos Multimédia