Dentro de cada página – seja ela de um post de blog ou página de venda de um website – é preciso adotar uma estratégia persuasiva que integre as melhores técnicas SEO (Search Engine Optimization). Acima de tudo, é preciso ter em mente que a persuasão só ocorrerá se forem reunidos uma série de fatores.
Mas quem decide se o nosso conteúdo merece ou não um lugar na 1.ª Página do motor de busca da Google? Pois, como seria de esperar, a resposta é óbvia: quem decide é o próprio Google. E porquê? Porque ele pode. Com supremacia total sobre todos os outros motores de busca, o Google é atualmente a página mais visitada da Internet. Como tal, cabe à gigante da Internet definir que conteúdos são relevantes.
E como é que ele faz isso? O Google tem um enorme conjunto de critérios que aplica sobre cada página para a pontuar e classificar. Estes critérios – ditados por um algoritmo que não é totalmente conhecido – são a base da classificação que determina se estamos na 1.ª Página ou se somos mandados para os “confins” da Internet.
Existem duas categorias de critérios de Otimização do Motor de Busca: os critérios internos, que dizem respeito à própria página; e os critérios externos, que dizem respeito ao ambiente no qual o site se encontra – a web.
Os critérios internos são como as variáveis controláveis do marketing – temos o poder de mudar quando desejarmos, portanto, são passíveis de manipulação através de técnicas SEO.
Podem ser listados como critérios internos, o título da página, as metatags, as palavras-chave contidas no conteúdo do serviço, os links internos de uma página para outra, o URL (endereço da página), a idade do domínio e vários outros, que podem estar visíveis ou não para o utilizador, mas certamente visíveis para o robot do Google.
Além dos critérios internos, mencionados anteriormente, há também os critérios externos, por exemplo: a quantidade de sites que tem links externos a apontarem para determinadas páginas dentro do site, a importância e a relevância de cada um desses links, a quantidade de pessoas que visita o site por meio da busca natural do Google.
O trabalho de Link Building visa precisamente estimular os dois tipos de critérios referidos. Mas o que fazer exatamente para conseguir um bom PageRank? Continue a ler e descubra.
Para o Google é o título da página que resume o que é relevante naquela página. Por isso mesmo, o mecanismo de busca atribui uma alta importância para este critério. É importante que:
É no texto da página que está boa parte do conteúdo que será lido e classificado pelo Google. Sendo assim, o texto de cada uma das páginas constitui uma ótima ferramenta para ser trabalhada na otimização do site. Uma vez escolhidas as palavras-chave de uma determinada página, tais palavras devem estar no título, nas metatags, nas primeiras linhas do texto e distribuídas uniformemente por toda a página. O texto dentro da página deve ser maior do que 400 caracteres.
É importante que cada página tenha palavras-chave no máximo 1 vez por parágrafo (sendo que um ou outro parágrafo pode não ter palavra-chave) e que cada parágrafo tenha de 4 a 6 linhas. Podemos utilizar sinónimos das palavras-chave, pois o Google já reconhece sinónimos e palavras afins.
Cada um das páginas deve ter as respectivas metatags, seguindo os melhores critérios de optimização. Cada post deve ter no seu interior as 5 melhores palavras-chave, sendo que no campo para meta-tags do blog deverão ser inseridos os 10 melhores termos complementares.
As imagens também podem contribuir para a otimização da página. Cada imagem tem de ter um nome de arquivo igual à palavra-chave (palavra-chave.jpg, por exemplo) e pode ter uma tag alt associada, também com a mesma palavra-chave.
Uma imagem cuidada é indispensável para que o site transmita credibilidade e inspire confiança. Só reconhecendo alguma autoridade é que o utilizador será capaz de efetuar a compra.
Aplique estas técnicas SEO básicas e verá que começará a obter melhores resultados. Invista na Otimização do Motor de Busca e consiga arrecadar mais tráfego para o seu blog e website.
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