Como seria a tabela periódica do Marketing Digital?
Neste post apelámos à sua memória: será que ainda se lembra da tabela periódica? Pois, é exatamente dela de que hoje vamos falar. Não, não se enganou: este ainda é um blog de marketing digital. Continue connosco e perceba a relação entre a química e a Internet.
Como provavelmente já sabe, a tabela periódica é um esquema organizado em linhas, colunas e cores. É extremamente útil na medida em que nos permite encontrar facilmente elementos químicos relacionados e que possuam propriedades semelhantes. Ao estabelecer ligações entre eles, podemos agrupá-los dentro da mesma categoria ou até mesmo definir elementos com características opostas.
Fiquemo-nos por aqui na Química e passemos agora ao Marketing Digital. Pegando na ideia, uma agência chamada Pílula Criativa decidiu criar a sua própria tabela periódica do Marketing Digital. O resultado foi, sem dúvida, bem conseguido, sendo capaz de albergar as grandes áreas de trabalho de todos os que comunicam na Internet.
Quais os elementos da tabela periódica do Marketing Digital?
Muito embora não seja uma ciência exata, todos sabemos que o Marketing Digital se rege por algumas regras. Indicado para todos os que possuem negócios digitais, o infográfico criado conseguiu a proeza de reunir todos os ingredientes do sucesso digital. No topo, a cinzento, vemos inclusive aquilo que a agência chamou de “Um guia de 7 passos para o sucesso”. Os tópicos são:
- Reservar algum tempo para definir a estratégia;
- Definir os formatos que pretende utilizar;
- Pensar sobre os conteúdos que quer divulgar;
- Pôr em prática as ideias através dos conteúdos e das redes sociais;
- Acompanhar as métricas e medir o seu sucesso de acordo com os objetivos;
- Estar consciente da importância das partilhas e dos gatilhos;
- Trabalhar emoções;
- Verificar sempre o seu trabalho.
Do esquema fazem parte outras 8 cores, sendo que a cada uma delas dizem respeito questões de diferentes campos. Sendo uma área multidisciplinar, o Marketing Digital engloba (como o gráfico mostra e muito bem) a estratégia, o formato, o tipo de conteúdo, a plataforma, as métricas, as metras, os gatilhos de share e a lista de verificação.
LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS:
– Ainda não tens o Livro 8Ps do Marketing Digital?
– História do Marketing Digital: Sabe como tudo começou?
– O que procura uma empresa num profissional de marketing digital?