SNDTST: voltar no tempo ao som do seu videojogo favorito
Embora não tenham surgido num passado assim tão longínquo, a verdade é que consolas como a NES, a Genesis ou o Game Boy já são consideradas relíquias. O lado nostálgico do mercado dos videojogos tem vindo a crescer e hoje são muitos os que procuram recuperar jogos com os quais partilharam largas horas da infância e da adolescência. Foi a pensar nos mais saudosistas que surgiu o SNDTST.
Programada por Jason Sperke, o SNDTST é uma plataforma que apela ao lado mais saudosista dos jogadores de videojogos. A ideia por detrás do website é muito simples e basicamente pega numa série de músicas de jogos famosos e coloca-as online para que qualquer um as possa ouvir, quando quiser.
Com um aspeto retro que nos faz voltar 20 ou 30 anos no tempo, a plataforma agrega mais de duas centenas de videojogos. Mal entramos, um primeiro menu mostra-nos 11 consolas diferentes (Arcade, Game Boy, Game Boy Advance, Genesis, Master System, MSX, N64, NES, PC, SNES e Turbo Grafx-16).
Por sua vez, dentro de cada um dos menus é possível encontrar uma lista de videojogos antigos. Entrando em cada um deles, podemos selecionar a faixa que queremos reproduzir. É também possível fazer uma pesquisa direta na barra de procura.
Dos grandes clássicos aos jogos menos conhecidos, em SNDTST encontramos vários temas de Super Mario e Sonic, Final Fantasy, Megaman e até mesmo Duke Nuken. Uma ligação às redes sociais, permite que partilhe os sons que está a ouvir com outros jogadores ou ex-jogadores. Basta clicar para publicar na timeline do Facebook ou escrever um tweet.
Para as fãs mais acérrimos de jogos retro, há uma funcionalidade que vai pôr à prova os seus conhecimentos. Falámos um jogo que testa o conhecimento, chamado “Guess the Song” (“Adivinha a Canção“). Como o próprio nome indica, o jogador vai ouvir uma canção e tem de adivinhar de que videojogo é que ela faz parte.
LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS:
– Click Jogos: o rapaz que fez sucesso com um site de jogos
– Helana Santos: a portuguesa que está entre as 100 melhores programadoras de videojogos