Nem sempre é fácil procurar a fotografia perfeita para enquadrar numa página do seu website ou até mesmo para inserir num post. Por muitas ferramentas que existam na Internet, nomeadamente o motor de pesquisa de imagens do Google, os resultados nem sempre são positivos: ou as imagens não são apresentadas em alta resolução, ou não se enquadram de todo no tema que pretendemos ou, pior ainda, o seu concorrente já as usa.
Antes que comece a desesperar, recomendamos que leia este post. Se acompanha o Estratégia Digital regularmente sabe que gostamos de apresentar dicas e soluções sobre o que fazer na Internet, nomeadamente no que toca à produção de conteúdos. Portanto, sabe que já falamos de bancos de imagens como uma das opções a considerar na hora de encontrar boas imagens.
Os bancos de imagens compilam imagens originais, colocadas à venda por empresas e fotógrafos profissionais de todo o mundo que, além de praticarem preços acessíveis, garantem que tem em mãos um conteúdo exclusivo e de excelente qualidade visual.
Neste post, apresentamos a Shutterstock. Trata-se de um dos maiores bancos de imagens pagos da Internet, capaz de resolver o seu problema numa questão de minutos.
Estamos em 2003, numa época em que a Internet se está ainda a definir no modelo que conhecemos hoje, quando nasce a Shutterstock. Mais de quinze anos passados desde esse momento, a Shutterstock já não se limita a ser apenas uma agência de fotografias pagas: o crescimento foi tal ao longo dos últimos anos que se tornou na maior agência deste mercado.
Basta entrarmos na Shutterstock para sermos surpreendidos com os números incrivelmente altos associados à colecção de fotografias, ilustrações e artes vetoriais premium que podem ser encontradas na plataforma. Até à data, os números mostram que a plataforma alcançou o patamar dos 70 milhões de conteúdos.
Mais do que fotografias e imagens vetoriais, a Shutterstock decidiu ir um bocadinho mais longe nos últimos anos e incluir na sua biblioteca conteúdos como vídeos e músicas. O sucesso desta estratégia foi notável, munindo empreendedores digitais por todo o mundo com todo o conteúdo digital de que necessitam para alcançar o sucesso tão almejado.
À semelhança de plataformas do género, pode encontrar imagens na Shutterstock através do motor de pesquisa, selecionando uma categoria relacionada com o tipo de conteúdo que espera encontrar ou pelo formato do conteúdo. Uma vez encontrado o conteúdo ideal para o fim que procura, pode então fazer o download de forma rápida e fácil.
No que toca aos pagamentos, a Shutterstock oferece três tipos de planos diferentes, mediante a quantidade de fotografias de que necessita.
E, uma vez que está sempre em constante evolução e crescimento, a Shutterstock está agora preparada para a realidade mobile: basta descarregar o aplicativo para o seu dispositivo móvel para navegar entre os milhões de conteúdos da plataforma, esteja onde estiver. Esta é uma novidade introduzida recentemente e que demarca a Shutterstock da concorrência, uma vez que a maior parte dos bancos de imagens deste género continuam a não estar preparados para a tendência mobile.