Shark Tank: o programa de que andam todos a falar
Nas últimas semanas, tem-se falado bastante de um novo programa televisivo que chega agora aos ecrãs nacionais: falamos do Shark Tank, o reality show sucesso que tem conquistado inúmeros fãs nos Estados Unidos.
Ao falarmos em sucesso não nos referimos apenas aos elevados números de audiência: a edição americana do programa chegou a ganhar um Emmy para “Outstanding Structured Reality Program” e está neste momento renovada para a sua 6.ª temporada. Neste post explicamos em que consiste o programa de que andam todos a falar e quem são os tubarões.
O Shark Tank – cuja tradução para português significa Tanque dos Tubarões – estimula o espírito de empreendedorismo dos portugueses a partir de um formato televisivo muito inovador: 5 empresários de sucesso, os temidos tubarões, avaliam projetos empreendedores que lhes são apresentados.
Em cada episódio, os 5 tubarões recebem um grupo de empreendedores que apresentam as suas ideias. Se gostarem da ideia apresentada, os tubarões colocam o dinheiro, experiência profissional e contactos à disposição do empreendedor para que consiga concretizar o negócio. Em troca, recebem uma determinada percentagem da empresa e parte do lucro que for gerado.
Os tubarões não recebem o nome de um animal tão letal por mero acaso: sem escrúpulos, fazem as suas perguntas e críticas. Ao encontrarem falhas ou características de que não gostam, dispensam o empreendedor sem fazer qualquer tipo de oferta.
Ainda assim, se os tubarões quiserem investir, quem tem a última palavra é sempre o empreendedor: aceita a oferta que lhe é feita?
Numa altura em que Portugal atravessa uma crise económica, o Shark Tank chega aos ecrãs nacionais como uma excelente oportunidade para tornar possível boas ideias de negócios.
Uma apresentação tão rápida como um elevador
Cada candidato tem 5 minutos para apresentar a sua ideia. Cinco minutos e nem mais um segundo! Sim, é verdade.
Em inglês, este tipo de apresentações chama-se Elevator Pitch. O que significa isto? Basicamente, que a apresentação deve ser tão curta e breve que poderá ser feita numa viagem de elevador.
A brevidade desta apresentação é um verdadeiro desafio para o empreendedor. Espera-se que quem apresenta a ideia conheça de tal forma o seu potencial e as suas características que seja capaz de ir direto ao assunto.
É muito importante que seja criativo e inovador para provar que o seu negócio tem realmente pernas para andar para a frente. Pense bem no que dizer, tenha na ponta da língua todos os números relacionados com o negócio e estabeleça uma boa estratégia a longo prazo. Onde imagina ver a sua ideia daqui a dois anos? Vai estar a vendê-la onde?
Quem são os Tubarões do Shark Tank?
Os cinco “Sharks” selecionados pela SIC são empresários portugueses conhecidos pelos seus negócios e que procuram novas ideias no mercado:
- João Rafael Koehler – Administrador executivo da Colquímica
- Mário Ferreira – Presidente executivo da Douro Azul
- Miguel Ribeiro Ferreira – Chairman do grupo Fonte Viva
- Susana Sequeira – MSTF Partners
- Tim Vieira – Special Edition Holding
Conheça melhor o perfil e o percurso profissional de cada Tubarão no artigo ““.
O é o sonho de qualquer empreendedor que esteja á procura de investidores para um negócio ou ideia.
Entretanto, se quer conhecer melhor o formato do programa, experimente ver a edição norte-americana na SIC Radical.
DESCUBRA OUTROS POSTS RELACIONADOS:
Shark Tank: Os 5 tubarões do empreendedorismo em Portugal
Pingback:SWONKIE: Uma História de Empreendedorismo, Inspiração e Trabalho