Home / Casos de sucesso de Estratégia Digital /

Shark Tank: o programa de que andam todos a falar

shark tank

Shark Tank: o programa de que andam todos a falar

Share this article

    

Nas últimas semanas, tem-se falado bastante de um novo programa televisivo que chega agora aos ecrãs nacionais: falamos do Shark Tank, o reality show sucesso que tem conquistado inúmeros fãs nos Estados Unidos.

Ao falarmos em sucesso não nos referimos apenas aos elevados números de audiência: a edição americana do programa chegou a ganhar um Emmy para “Outstanding Structured Reality Program” e está neste momento renovada para a sua 6.ª temporada. Neste post explicamos em que consiste o programa de que andam todos a falar e quem são os tubarões.

O Shark Tank – cuja tradução para português significa Tanque dos Tubarões –  estimula o espírito de empreendedorismo dos portugueses a partir de um formato televisivo muito inovador: 5 empresários de sucesso, os temidos tubarões, avaliam projetos empreendedores que lhes são apresentados.

Em cada episódio, os 5 tubarões recebem um grupo de empreendedores que apresentam as suas ideias. Se gostarem da ideia apresentada, os tubarões colocam o dinheiro, experiência profissional e contactos à disposição do empreendedor para que consiga concretizar o negócio. Em troca, recebem uma determinada percentagem da empresa e parte do lucro que for gerado.

Os tubarões não recebem o nome de um animal tão letal por mero acaso: sem escrúpulos, fazem as suas perguntas e críticas. Ao encontrarem falhas ou características de que não gostam, dispensam o empreendedor sem fazer qualquer tipo de oferta.

Ainda assim, se os tubarões quiserem investir, quem tem a última palavra é sempre o empreendedor: aceita a oferta que lhe é feita?

Numa altura em que Portugal atravessa uma crise económica, o Shark Tank chega aos ecrãs nacionais como uma excelente oportunidade para tornar possível boas ideias de negócios.

Uma apresentação tão rápida como um elevador

Cada candidato tem 5 minutos para apresentar a sua ideia. Cinco minutos e nem mais um segundo! Sim, é verdade.

Em inglês, este tipo de apresentações chama-se Elevator Pitch. O que significa isto? Basicamente, que a apresentação deve ser tão curta e breve que poderá ser feita numa viagem de elevador.

A brevidade desta apresentação é um verdadeiro desafio para o empreendedor. Espera-se que quem apresenta a ideia conheça de tal forma o seu potencial e as suas características que seja capaz de ir direto ao assunto.

 

É muito importante que seja criativo e inovador para provar que o seu negócio tem realmente pernas para andar para a frente. Pense bem no que dizer, tenha na ponta da língua todos os números relacionados com o negócio e estabeleça uma boa estratégia a longo prazo. Onde imagina ver a sua ideia daqui a dois anos? Vai estar a vendê-la onde?

Quem são os Tubarões do Shark Tank?

Os cinco “Sharks” selecionados pela SIC são empresários portugueses conhecidos pelos seus negócios e que procuram novas ideias no mercado:

  • João Rafael Koehler – Administrador executivo da Colquímica
  • Mário Ferreira – Presidente executivo da Douro Azul
  • Miguel Ribeiro Ferreira – Chairman do grupo Fonte Viva
  • Susana Sequeira – MSTF Partners
  • Tim Vieira – Special Edition Holding

Conheça melhor o perfil e o percurso profissional de cada Tubarão no artigo ““.

O é o sonho de qualquer empreendedor que esteja á procura de investidores para um negócio ou ideia.

Entretanto, se quer conhecer melhor o formato do programa, experimente ver a edição norte-americana na SIC Radical.

DESCUBRA OUTROS POSTS RELACIONADOS:

Shark Tank: Os 5 tubarões do empreendedorismo em Portugal

Ainda não tens o Livro 8Ps do Marketing Digital?

Como trabalhar na Internet a custo zero

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Comments

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *