SEO: Afinal, para que serve o Google Trends?
O Google Trends é uma ferramenta do Google que mostra os termos de pesquisa populares e as suas tendências num passado recente. Tal como o próprio nome indica, a ferramenta deixa ver a evolução da pesquisa por um determinado termo, permitindo ao utilizador avaliar a sua popularidade.
Para isso, o Google Trends apresenta uma série de gráficos isolados ou comparativos com a frequência com que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo e em vários idiomas. Basta escolher a opção do país para selecionar se quer fazer uma pesquisa planetária ou geolocalizada.
Mas, se o Google Trends nos mostra o volume de pesquisas, o que o distingue do Google Adwords? Não servem os dois para a mesma coisa? Não, na verdade são ferramentas complementares.
Google AdWords vs Google Trends
Para quem não sabe, o Google Adwords é a plataforma de links patrocinados do Google. A ferramenta de marketing digital permite-nos saber exatamente quantas vezes uma palavra-chave foi pesquisada, mas não nos diz quais as tendências para esse mesmo termo.
Por exemplo, se pesquisarmos por chá na Escócia em Março de 2007, o Google Trends analisa a percentagem de todas as pesquisas por chá feitas no mesmo período e localização e a partir delas obtém resultados filtrados, onde são excluídas:
- Pesquisas feitas por poucas pessoas: o Trends apenas analisa os dados relativos a termos de pesquisa populares, portanto termos com pouco volume de procura não serão apresentados.
- Pesquisas duplicadas: O Trends elimina pesquisas repetidas feitas pelo mesmo utilizador num curto espaço de tempo.
Ao eliminar pesquisas duplicadas e excluir o termos pouco populares, o Google Trends mostra-nos, de facto, as tendências.
Para que a análise seja feita quase de forma imediata, a ferramenta do Google apresenta gráficos que nos permitem analisar rapidamente qual a evolução do termo num determinado período de tempo. É extremamente simples.
A importância das palavras-chave
Um dos aspetos mais importantes do SEO (Search Engine Optimization) e todo o processo de pesquisa são as palavras-chave. As palavras-chave são o que a audiência usa para encontrar um website online através de motores de busca e redes sociais.
Com o Google Trends podemos ver como várias palavras-chave populares aparecem, juntamente com sugestões de palavras-chave semelhantes. Esta informação pode ser usada para otimizar as propriedades online e criar conteúdo SEO amigável para um blog e site.
O truque é: não usar apenas as os termos retirados do Google Trends. É necessário utilizar os resultados em conjunto com as palavras-chave encontradas no Google AdWords para criar uma estratégia que vá ao encontro das necessidades dos cibernautas.
Se soubermos que procurar, podemos definir quais as tendências, tanto em termos gerais e específicos, para um determinado nicho de mercado.
O Trends permite analisar as intenções gerais dos cibernautas no que diz respeito a um determinado setor; o Adwords dá-nos informação específica e diz-nos que problemas devemos explorar.
No fundo, a chave para o sucesso está na utilização conjunta de ambas as ferramentas para explorar temas gerais com particularidades específicas.
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Ótimo conteúdo parabéns, postagem bem esclarecida e única. Um abraço e até breve.