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Não sabe em que restaurante comer? O Facebook diz-lhe

Não sabe em que restaurante comer? O Facebook diz-lhe

by Tiago Leão

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Os utilizadores mais assíduos do Facebook estão mais do que habituados às fotos de pés sobre a areia e às fotografias de pratos deliciosos, ora de confeção caseira, ora provados num qualquer restaurante. Sendo generalista, a rede social permite publicar conteúdos diversos, mas existem funcionalidades específicas que justificam tamanho sucesso. Neste post, falamos-lhe de mais uma.

A empresa de Mark Zuckerberg anunciou e a ferramenta já está a ser implementada: trata-se de uma área do Facebook onde será possível encontrar críticas gastronómicas especializadas de alguns restaurantes. A fase de testes está em andamento, mas por enquanto apenas funciona nos Estados Unidos da América.

O passo parece natural, já que ao longo do tempo muitas empresas do setor da restauração têm aderido à rede de Zuckerberg. Também não é incomum encontramos um restaurante a partir de amigos que partilham imagens ou até ficarmos com fome depois de ver um ou outro post do restaurante.

A inovação é o resultado de uma parceria entre a maior rede social do mundo e algumas publicações de renome, como a New York Magazine, a Bon Appétit, o San Francisco Chronicle, o Condé Nast Traveler, e o Eater. Desta maneira, o Facebook estará a fazer frente a plataformas específicas para viajantes ou pessoas atentas ao novo restaurante da moda (como, por exemplo, o Foursquare ou o ).

A funcionalidade não é assim tão original se considerarmos que já é possível colocar críticas de utilizadores comuns do lado esquerdo das páginas de empresas. Há também o sistema de pontuação que permite avaliar o serviço ou produto atribuindo-lhe uma a cinco estrelas. Neste caso, então o qual é a diferença desta nova ferramenta?

Basicamente a diferença está na qualidade das críticas: ao entrar na página, o utilizador encontrará uma pequena descrição com um resumo de todas opiniões sobre o restaurante em questão. A partir daí, terá também acesso aos links que o levam para as páginas dos jornais e revistas com a review completa. Uma espécie de complemento ou melhoria daquilo que já encontramos no Facebook.

 

Facebook para restaurantes: a aposta no mobile

De acordo com um estudo recente realizado pela Verto Analytics, os 222 milhões de utilizadores do Facebook passam, em média, 14 horas por mês na versão móvel da rede social. A adesão explica a forte aposta feita pela empresa no mercado dos dispositivos móveis, que é aliás um dos que mais beneficia com esta nova ferramenta.

Com esta funcionalidade poderemos utilizar a nossa conta para descobrir restaurantes de uma cidade desconhecida e ficar a saber se vale realmente a pena entrar. As opiniões profissionais são complementadas com as críticas dos utilizadores para que o usuário possa tomar uma decisão totalmente informada.

E é exatamente esse o grande objetivo do Facebook: dar aos seus utilizadores toda a informação de que necessitam para fazer a escolha certa. Na altura do anúncio, a rede social fez questão de sublinhar que desde que as críticas se tornaram tão importantes para determinar a decisão de compra, a empresa tem tentado incorporá-las.facebook restaurante

O estágio embrionário da iniciativa ainda não permite saber qual a reação dos restaurantes. Apesar disso, sabe-se que vão participar no projeto piloto milhares de empresas de restauração. Críticas negativas também serão incluídas, já que o objetivo não é enganar o cliente, mas sim dar-lhe uma visão real das vantagens e desvantagens daquele restaurante.

Do lado dos donos dos estabelecimentos, as críticas podem ser uma excelente forma de fazer uma avaliação da qualidade do serviço prestado. Ao estarem atentos às opiniões deixadas na rede social, poderão corrigir erros assim como investir esforços para colmatar as queixas deixadas. No fundo, todos têm a ganhar.

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