Não há dúvidas de que o Google Analytics é uma ferramenta imprescindível para qualquer empresa ou pessoa que possua um negócio online. Mas, começando pelo princípio: afinal, o que é o Google Analytics?
De forma simples é uma ferramenta do Google utilizada na aplicação das técnicas de SEO (Search Engine Optimization). E, para a começar a usar, basta colocar uma linha de código HTLM no código fonte do seu website.
A partir daí o Google Analytics fornece-lhe uma série de informação extremamente útil para que possa perceber o explicar o passado, perceber o presente e delinear o futuro do seu negócio. Saiba, por exemplo, quantas pessoas visitaram o seu site, de que zona do mundo são e quanto tempo estiveram a consultar as suas publicações.
Estas e outras informações são fornecidas através de uma série de relatórios de análise personalizados que são fornecidos regularmente e que lhe permitem poupar tempo na leitura de informações mais complexas. Desta forma, poderá perceber as falhas da sua estratégia e corrigi-las de imediato.
Por definição o Google Analytics já tem uma série de excelentes relatórios padrão, que podem ser descarregados em vários formatos ou agendados para envio por e-mail periódico. Mas nem sempre os relatórios originais proporcionam as análises rápidas que pretendemos obter facilmente.
Para facilitar o seu trabalho reunimos neste post 8 relatórios personalizados que deverá utilizar para mensurar os dados no Google Analytics. Tire partido de cada um deles para melhorar as suas táticas de marketing digital e criar uma estratégia eficaz e otimizada.
Este relatório da autoria de Avinash Kaushik (especialista em Google Analytics) responde a questões sobre a eficácia do conteúdo (texto, vídeos, fotos, etc) apontando os dados com melhor desempenho.
Nesta análise existem dados relevantes para o trabalho de SEO, permitindo aferir se os esforços de otimização estão a corresponder às expectativas. Para saber se a palavra-chave correta aponta para a página certa, a primeira métrica deste relatório relaciona o título da página e as palavras-chave de lado a lado. As quatro métricas são: visitantes únicos; objetivos concluídos; meta taxa de conversão; e tempo de carga página.
Usando os 4 indicadores em cima poderá ser feita uma interpretação para fazer ajustes em campanhas ou não. Na segunda aba, Engajamento, diz o quão eficaz é cada página, olhando para as seis seguintes métricas: visualizações de páginas exclusivas; páginas/visita; tempo médio na página; bounce rate; percentagem saída; e meta taxa de conversão.
A última aba de Receita aponta quanto dinheiro uma palavra-chave está a gerar com base em três indicadores: receita; valor por visita; e e-commerce taxa de conversão.
Quais os sites que estão a enviar o melhor tráfego? A importância da análise da ligação dos links relaciona-se com o aumento de tráfego e conversões também. Se no decorrer da análise deste relatório surgirem oportunidades devem ser aproveitadas. Aqui estão as colunas do relatório: fonte; landing page; visitas; objetivos concluídos: páginas/visita; bounce rate; percentuais novas visitas; e link para relatório.
Este relatório serve para avaliar o desempenho das palavras-chave nas campanhas de AdWords no tráfego de busca, indicando as palavras-chave de alto desempenho, que podem e devem ser integradas no trabalho de SEO. Aqui estão as métricas neste relatório: visitas; CPC; objetivos concluídos; e custo por conversão.
Este relatório mostra como os diferentes canais de mídia social estão a funcionar em relação ao website. Esta é uma maneira simples de descobrir onde se deve considerar investir mais tempo socialmente. O relatório de média social olha para: visitas; ações sociais; objetivos concluídos; meta taxa de conversão; e valor da meta.
Este relatório é especialmente indicado para sites de e-commerce, uma vez que avalia os diferentes canais de tráfego para ver qual funciona melhor. Este relatório responde a algumas das dúvidas sobre a eficácia do website, olhando para as seguintes métricas: visitas; percentuais novas visitas; bounce rate; páginas/visita; receita; valor médio; e valor de visita.
Este relatório explica como diferentes navegadores estão a relacionar-se com o site. Podemos ver imediatamente quais os navegadores mais usados e quais podem ter problemas. Por exemplo, se o Chrome e Firefox parecem estar bem, mas se o Internet Explorer tem taxas de rejeição extremamente altas, podemos querer olhar para a parte técnica que possa gerar algum problema no Internet Explorer.
Este relatório é muito simples e serve apenas para filtrar o tráfego orgânico (vindo de buscas não pagas do Google), para ser comparado com outros períodos e mensurar o trabalho de SEO.
Compare os dados recebidos, analise-os e construa uma estratégia cada vez mais eficaz. Lembre-se que o marketing digital não é algo abstrato. Baseia-se em métodos e números que visam um só fim: captar o interesse dos clientes, aumentar o engajamento e, por consequência, multiplicar as vendas.
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