Um dos primeiros passos a dar na construção de um website é a compra do domínio. Para quem não sabe, o domínio funciona como a morada do seu website na Internet. Na web, todos os computadores se encontram interligados entre si sendo que a cada um deles corresponde um número que o identifica: o endereço IP. Uma vez que se torna mais difícil decorar números, existem os domínios, ou seja, nomes que substituem os endereços de IP e facilitam assim a navegação.
Em plataformas como o pode verificar a disponibilidade de qualquer domínio da sua preferência e em várias extensões: “.pt”, “.com”, “.net”, “.org”, entre outros. Neste tipo de sites pode ainda comprar o domínio do seu agrado, assegurando assim a sua nova morada cibernética.
Mas para algumas pessoas, a verdadeira dor de cabeça está em encontrar um bom domínio. Neste post, apresentamos 10 dicas que todos devem ler obrigatoriamente antes de registar um domínio na Internet.
Uma das maiores preocupações que deve ter ao escolher um domínio é verificar se é original. Se copiar o nome de uma marca, por exemplo, pode confrontar-se com graves problemas legais e uma série de complicações. Em Portugal, podem consultar a página do Instituto Nacional da Propriedade Industrial e conferir as suas bases de dados para confirmar se um domínio está livre ou não.
Ao registar um domínio, preencha todos os campos exigidos com os dados pessoais do proprietário do website/administrador ou da empresa. Só assim terá total liberdade para tomar as decisões que considerar mais pertinentes para o seu website.
Se vai criar um website que tem como público-alvo a população portuguesa, recomendamos que utilize um domínio com a extensão “.pt”. As extensões funcionam como categorias, organizando os websites por região ou tema. Assim sendo, o mais lógico é utilizar uma extensão que se adeque à sua área de ação.
Um domínio deve incorporar as palavras-chave mais procuradas no Google e que estejam relacionadas com o negócio. Assim, a probabilidade de encontrarem o seu website torna-se ainda maior. Como encontrar as melhores palavras-chave? Recomendamos que utilize a ferramenta Planejador de Palavras-chave do Google AdWords.
Através da investigação que levou a cabo no Google AdWords, dispõe de uma lista com as melhores-palavras chave relacionadas com o seu negócio. Qual delas é que deve usar? Embora grande parte das empresas utilize o nome da marca no domínio, esta opção nem sempre é a melhor. Em alguns casos, usar palavras muito procuradas, que incorram a uma ação e evoquem dores dos internautas, pode ser uma melhor jogada.
Não complique na altura de escrever um domínio. Se escolher um termo esquisito e sem coerência, o internauta vai ter maior dificuldade em memorizá-lo. Faça uma escolha fácil de escrever, com sons a que estamos habituados a pronunciar e sem palavras complicadas que nos obriguem a ir ao dicionário.
O domínio deve ser curto. O utilizador memoriza muito melhor uma palavra de seis dígitos, como Google, do que uma comprida com mais de vinte caracteres, mesmo que esteja profundamente relacionado com a área de negócio. Além disso, sabia que os URLs mais curtos conseguem mais cliques nos motores de busca?
Os domínios existem para substituir as sequências numéricas impostas pelos endereços de IP. Portanto, para quê usar números num domínio? Limite-se a usar letras.
O domínio perfeito é aquele que fica na cabeça do internauta e que, no momento de navegar, sai com toda a naturalidade. Conciliando todas as dicas que demos acima, este deverá ser o objetivo final do seu domínio. Comente com amigos e familiares e tente perceber se é ou não fácil de memorizar.
Esta é uma técnica utilizada por alguns websites e empresas. Basicamente, o que propomos é que registe o seu domínio com várias extensões embora exista sempre uma que é a preferencial. O objetivo desta estratégia é tornar o domínio exclusivo, impossibilitando assim que outros internautas o registem utilizando outras extensões. Além disso, pode utilizar esses mesmos domínios para redirecionar internautas para o website principal, canalizando assim mais tráfego.