10 coisas que deve saber antes de registar um domínio
Um dos primeiros passos a dar na construção de um website é a compra do domínio. Para quem não sabe, o domínio funciona como a morada do seu website na Internet. Na web, todos os computadores se encontram interligados entre si sendo que a cada um deles corresponde um número que o identifica: o endereço IP. Uma vez que se torna mais difícil decorar números, existem os domínios, ou seja, nomes que substituem os endereços de IP e facilitam assim a navegação.
Em plataformas como o pode verificar a disponibilidade de qualquer domínio da sua preferência e em várias extensões: “.pt”, “.com”, “.net”, “.org”, entre outros. Neste tipo de sites pode ainda comprar o domínio do seu agrado, assegurando assim a sua nova morada cibernética.
Mas para algumas pessoas, a verdadeira dor de cabeça está em encontrar um bom domínio. Neste post, apresentamos 10 dicas que todos devem ler obrigatoriamente antes de registar um domínio na Internet.
10 dicas a seguir antes de registar um domínio
1 – Não copie um domínio
Uma das maiores preocupações que deve ter ao escolher um domínio é verificar se é original. Se copiar o nome de uma marca, por exemplo, pode confrontar-se com graves problemas legais e uma série de complicações. Em Portugal, podem consultar a página do Instituto Nacional da Propriedade Industrial e conferir as suas bases de dados para confirmar se um domínio está livre ou não.
2 – Registe corretamente os dados do domínio
Ao registar um domínio, preencha todos os campos exigidos com os dados pessoais do proprietário do website/administrador ou da empresa. Só assim terá total liberdade para tomar as decisões que considerar mais pertinentes para o seu website.
3 – Utilize uma extensão nacional
Se vai criar um website que tem como público-alvo a população portuguesa, recomendamos que utilize um domínio com a extensão “.pt”. As extensões funcionam como categorias, organizando os websites por região ou tema. Assim sendo, o mais lógico é utilizar uma extensão que se adeque à sua área de ação.
4 – Use as melhores palavras-chave
Um domínio deve incorporar as palavras-chave mais procuradas no Google e que estejam relacionadas com o negócio. Assim, a probabilidade de encontrarem o seu website torna-se ainda maior. Como encontrar as melhores palavras-chave? Recomendamos que utilize a ferramenta Planejador de Palavras-chave do Google AdWords.
5 – Escolha um domínio relacionado com o negócio
Através da investigação que levou a cabo no Google AdWords, dispõe de uma lista com as melhores-palavras chave relacionadas com o seu negócio. Qual delas é que deve usar? Embora grande parte das empresas utilize o nome da marca no domínio, esta opção nem sempre é a melhor. Em alguns casos, usar palavras muito procuradas, que incorram a uma ação e evoquem dores dos internautas, pode ser uma melhor jogada.
6 – Domínio fácil de escrever
Não complique na altura de escrever um domínio. Se escolher um termo esquisito e sem coerência, o internauta vai ter maior dificuldade em memorizá-lo. Faça uma escolha fácil de escrever, com sons a que estamos habituados a pronunciar e sem palavras complicadas que nos obriguem a ir ao dicionário.
7 – Curto
O domínio deve ser curto. O utilizador memoriza muito melhor uma palavra de seis dígitos, como Google, do que uma comprida com mais de vinte caracteres, mesmo que esteja profundamente relacionado com a área de negócio. Além disso, sabia que os URLs mais curtos conseguem mais cliques nos motores de busca?
8 – Não use números nos domínios
Os domínios existem para substituir as sequências numéricas impostas pelos endereços de IP. Portanto, para quê usar números num domínio? Limite-se a usar letras.
9 – Escolha um domínio de fácil memorização
O domínio perfeito é aquele que fica na cabeça do internauta e que, no momento de navegar, sai com toda a naturalidade. Conciliando todas as dicas que demos acima, este deverá ser o objetivo final do seu domínio. Comente com amigos e familiares e tente perceber se é ou não fácil de memorizar.
10 – Registar o mesmo domínio em várias extensões
Esta é uma técnica utilizada por alguns websites e empresas. Basicamente, o que propomos é que registe o seu domínio com várias extensões embora exista sempre uma que é a preferencial. O objetivo desta estratégia é tornar o domínio exclusivo, impossibilitando assim que outros internautas o registem utilizando outras extensões. Além disso, pode utilizar esses mesmos domínios para redirecionar internautas para o website principal, canalizando assim mais tráfego.