Home / Redes Sociais /

Em 2016 o Facebook foi a rede social favorita dos portugueses

rede social favorita

Em 2016 o Facebook foi a rede social favorita dos portugueses

Share this article

    

Há muito tempo que o Facebook se tornou na maior rede social do mundo. Os seus números que crescem de minuto para minuto, rondando o número de utilizadores ativos na ordem dos 1.94 mil milhões. Mesmo que redes sociais como o Instagram, Twitter e Snapchat disputem pela atenção dos utilizadores, a soberania do Facebook continua a ser evidente em todo o mundo e a tendência, como seria de esperar, também se reproduz em Portugal.

De acordo com um estudo elaborado recentemente pela Marktest, o Facebook é a rede social com mais utilizadores em Portugal, seguido logo depois pelo WhatsApp e pelo Instagram. Os dados foram revelados no estudo anual publicado pela Marktest: “Os Portugueses e as Redes Sociais 2016”.

No que diz respeito à usabilidade das redes sociais, a comunicação domina. Enviar e receber mensagens foi a principal funcionalidade apresentada pela utilização de redes sociais por parte dos portugueses, seguida de comentários a publicações de amigos e ver vídeos, de acordo com dados divulgados à imprensa pela Marktest.

Quanto tempo passam os utilizadores na sua rede social favorita?

Relativamente aos períodos horários de acesso a redes sociais, o horário que teve mais afluência por parte dos utilizadores foi o das 20:00 às 22:00, seguido das 22:00 às 24:00. Esta é uma tendência interessante, e que já foi várias vezes tema de análise no nosso blog, e sobre a qual poderá saber mais neste artigo.

Entretanto, mais de 31% dos inquiridos revelaram que passava entre trinta minutos e uma hora a navegar pelas redes sociais, enquanto 14,6% assumiram passar mais de duas horas. O fim de semana mostrou ser a altura em que os portugueses dedicam mais tempo às redes sociais, ocupando o domingo o primeiro lugar com 34% de portugueses a aceder às redes.

 

O meio a partir do qual navegam nas redes sociais também não ficou indiferente ao estudo. O smartphone, como já tinha acontecido em anos anteriores, continua a ser o equipamento de eleição para aceder a este tipo de conteúdo, ocupando 73,1 por cento.

Quanto às redes sociais mais utilizadas, surge o Facebook em primeiro lugar e no fim da tabela encontra-se o Flickr, plataforma de partilha de fotografias profissionais ou amadoras.

Por fim, o estudo tentou entender as razões pelas quais os portugueses frequentavam a sua rede social de eleição, aparecendo como primeiro motivo manter o contacto com pessoas que estão longe, seguido de partilhar pensamentos e comentários.

O estudo foi realizado em julho de 2016, abrangendo uma amostra de 819 pessoas, em Portugal continental, entre os 15 e os 64 anos, representando um universo de 4,6 milhões de pessoas.

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *