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Qual a melhor hora do dia para enviar um e-mail?

Qual a melhor hora do dia para enviar um e-mail?

by Tiago Leão

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A questão é antiga e já levantou vários estudos de marketing digital. Afinal, qual a melhor altura para enviar um e-mail? Embora se possam traçar tendências adequadas a cada empresa, a verdade é que a resposta a esta pergunta não é consensual. Porquê? Porque a resposta não é igual para todos e varia de acordo com os horários pessoais de cada um.

Se possui, por exemplo, uma empresa de cosméticos e envia um e-mail para as suas clientes durante o seu horário de trabalho, verá que há uma maior probabilidade desse mesmo e-mail ser imediatamente apagado. Simplesmente, nessa altura, não havia tempo disponível para prestar atenção ao produto.

Como agravante, há que ter em atenção que a questão não é tão linear quanto isso. Com o ritmo de vida acelerado, é normal que a melhor hora de hoje não seja a melhor hora da semana seguinte, o e-mail pode não ser aberto imediatamente a seguir ao envio e existem centenas de fusos horários diferentes em todo o mundo.

Então, qual a solução para este problema? O truque não é saber quando enviar, é saber quando não enviar. Assim sendo, há alguns fatores a ter em consideração.

Fazer com que o email se destaque

Utilizar um copy atrativo? Sim, também. Além disso, procure não agendar o envio para períodos de atividade elevada. Se enviar, por exemplo, às 22h, altura em que as pessoas trocam e-mails informais e navegam pela Internet, é normal que haja uma maior dificuldade em captar a tenção. O seu e-mail será apenas mais um no meio de tantos outros e provavelmente nem sequer aparecerá no primeiro lugar.

Adequar ao seu negócio

Se costuma trabalhar com empresas e possui um negócio do tipo B2B – Business to Business – não há qualquer sentido em enviar emails ao fins-de-semana, já que é a altura em que as pessoas procuram desligar-se do trabalho.

Use o senso comum

É muito frequente recebermos uma quantidade enorme de e-mails da mesma empresa. Com o passar do tempo, acabamos por os ignorar, cancelamos a subscrição ou mandamo-los diretamente para a pasta do Spam. O truque para uma comunicação eficaz é manter o contacto com os clientes sem que nos tornemos chatos e exagerados. Equilíbrio é a palavra-chave do sucesso.

Para melhorar a comunicação, o Aweber criou autoresponders personalizados, tornando-os mais inteligentes. Veja o vídeo e descubra como utilizar esta ferramenta de e-mail marketing para aumentar a taxa de abertura dos seus e-mails e conseguir melhores resultados.

Desta forma, o Aweber permite selecionar quais os dias da semana e a que horas enviar um determinado e-mail, permitindo-lhe o total controlo das suas ações estratégicas. Salientamos, no entanto, que é necessário um acompanhamento constante das métricas para que possa tornar a sua comunicação mais eficaz e lucrativa.

 

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