As empresas portuguesas têm ainda um grau de maturidade reduzido quando falamos de marketing digital. Não é difícil perceber como estamos: basta ver o baixo investimento que as empresas fazem a nível online e a ausência de uma estratégia digital. Em contrapartida, nota-se um aceleramento na abordagem ao digital: o uso de ferramentas digitais torna-se mais frequente.
Estes resultados pertencem ao estudo sobre marketing digital em Portugal, realizado pela Karma Network e pela ACEPI, que revela que o investimento no digital é ainda reduzido. O online representa apenas 15% dos orçamentos de marketing e comunicação em Portugal.
Se nos compararmos com mercados sofisticados, como o do Reino Unido, verificamos uma diferença gigantesca: 35% do investimento feito pelos nossos vizinhos ingleses é dedicado ao digital. Em Portugal, isto não acontece. Aliás, o investimento em canais representa apenas 10%, uma vez que os outros 5% dizem respeito à produção de websites.
Os mercados mais expostos, competitivamente, ao exterior acabam por ser aqueles com maior investimento alocado ao digital. Ainda assim, não deixa de ser surpreendente que os sectores que reúnem os principais anunciantes – retalho e bens de consumo – tenham o share mais reduzido de investimento digital.
Em primeiro lugar, é difícil para as empresas aperceberem-se dos investimentos feitos pelos seus concorrentes, quer pelo efeito do narrowcasting versus o broadcasting dos meios tradicionais, quer por haver pouca informação de mercado disponível.
Em segundo, as empresas revelam um forte défice na componente de estratégia. Este facto afeta negativamente a sua capacidade de investimento e o grau de satisfação com o retorno. Em Portugal, estima-se que apenas 32% das empresas tenha uma estratégia digital claramente delineada.
Todavia, as empresas com estratégia digital definida investem o dobro (22% do orçamento de marketing) das empresas sem uma estratégia clara (12%). Apenas 65% das empresas sem estratégia estão satisfeitas com os seus retornos; esse valor sobe para 81% nas empresas com estratégia definida.
Apesar do investimento em digital revelar tendências positivas, é importante acelerar este processo. Especialmente no atual contexto económico, o digital prefigura-se uma oportunidade gigante:
Esta oportunidade está disponível para todos no mundo e será agarrada por aqueles que se movam primeiro e de forma mais inteligente. Tenha iniciativa e estratégia.
LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS INTERESSANTES E CONSTRUA O SEU PRÓPRIO CASO DE SUCESSO:
12 Casos de Sucesso de Marketing Digital