Quais as características de um empreendedor digital?
Marketing Digital e empreendedorismo são conceitos que andam frequentemente de mãos dadas. Com o crescimento da Internet são cada vez mais as pessoas que investem na criação do seu próprio website e trabalham diariamente para construir o seu próprio caso de sucesso online. Mas, afinal quais são as características de que fazem de um empreendedor digital um líder do mercado?
Se está numa fase inicial ou se já começou um projeto e não sabe o que lhe está a faltar para atingir o suceso, então chegou ao sítio certo. Leia este post até ao fim e saiba se tem todos os ingredientes necessários para vencer. Embora algumas pessoas possuam naturalmente algumas destas características, a verdade é que todas elas podem ser trabalhadas.
Mas afinal o que deve ter um empreendedor digital?
O truque é manter-se focado num objetivo e trabalhar MUITO até que este se concretize. Aposte na criação de uma estratégia digital clara e concisa, capaz de atrair pessoas e de atribuir um maior reconhecimento à sua página ou marca.
Gestão do tempo
Para ter sucesso como empreendedor digital é importante ter uma boa noção daquilo que quer no futuro, ter consciência de todas as ações tomadas no passado e saber aquilo que deve fazer agora, no presente. Lembre-se que o tempo é um recurso que tem de ser bem gerido: cumpra todos os prazos e auto-imponha metas. Saber planear é uma das palavras-chave para quem quer ser bem-sucedido no mundo do Marketing Digital.
Método
Na sequência do tópico anterior, salientamos a importância de estabelecer um método. A politica do “amanhã logo se vê” não se coaduna com quem quer ter sucesso online. É importante criar um plano a longo prazo com etapas definidas, para que não perca tempo em ações que não lhe trarão quaisquer benefícios. Salientamos, no entanto, que o plano não deve ser rígido: se verificar que não está a conseguir os resultados pretendidos ou se encontrar uma forma melhor de fazer as coisas, deverá ajustar o plano geral.
Conhecimentos da Internet
É importante reconhecer que a Internet é um lugar onde tudo está ligado e onde as inovações são constantes. Como tal, é importante estar atento às tendências e ir otimizando a estratégia de acordo com as melhores técnicas ou ferramentas do mercado. O empreendedor digital deverá, por isso, ter conhecimentos em áreas como redes sociais, Search Engine Optimization (SEO) e análise de dados.
Em 2015, conhecer a Internet como a palma da sua mão será uma necessidade ainda mais premente. Leia mais sobre as tendências do Marketing Digital para 2015 .
Rede de contactos
Uma rede de contactos especializada pode fazer a diferença entre o sucesso ou o fracasso de qualquer negócio. Hoje em dia, com a Internet é fácil entrarmos em contacto com quem quer que seja, e onde quer que essa pessoa esteja. Comece, por exemplo, a utilizar a e inscreva-se nas várias comunidades que dizem respeito à sua área de negócio. Se cria textos para o seu blog ou se faz a gestão das redes socais, esteja também atento às comunidades de Marketing Digital para que possa entrar em contacto com as melhores técnicas da atualidade.
Investir em conteúdos
Vídeo, texto ou imagem. Independentemente do tipo, a Internet é um universo de conteúdos. Se está numa fase inicial, lembre-se que é extremamente importante associar a sua marca a vários conteúdos. Utilize as técnicas de SEO e cimente a sua posição como líder de mercado especializado.
Cumpra estes 5 parâmetros, trabalhe afincadamente e verá que será apenas uma questão de tempos até que transforme num empreendedor digital de sucesso.
Para saber mais sobre Marketing de Conteúdos, leia o post que dedicamos a esse assunto AQUI.
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