A palavra anda nas bocas do mundo e são muitos os que salientam o potencial desta nova forma de fazer negócios. Mas será que sabe ao certo o que é o e-commerce? Pois bem, de certeza que, se lê o nosso blog com regularidade, vai dizer: “é claro que sei, é comércio eletrónico”. Sim, está certo. Todavia, será que sabe como tudo começou e quais as modalidades desta nova prática comercial? Continue a ler e descubra.
Como bem disse, o e-commerce é a adaptação do comércio à Internet. O conceito aplica-se a toda a transação que implique um contacto online, o que significa que não só as lojas online podem ser consideradas comércio eletrónico. Aliás, antes de existirem lojas online, já existia comércio eletrónico. Como?
Há cerca de 30/40 anos atrás, altura em que o conceito provavelmente nem sequer existia, as empresas começavam a dar os primeiros passos e a utilizar a Internet como um facilitador de comunicação, por exemplo, para enviar documentos. Com o passar do tempo, pequenas mudanças foram ocorrendo até que surgisse o e-commerce que hoje conhecemos: o de clicar no botão “comprar” e aguardar que o produto chegue a nossas casas.
O aparecimento do e-commerce apenas foi possível graças a avanços tecnológicos e à criação de sistemas de pagamento que começaram no final da década de 80. Ainda assim, foi na década seguinte, altura em que apareceu a World Wide Web de Tim Berners Lee, que se deram grandes passos no sentido de garantir a segurança de dados através de protocolos específicos.
Em 1994, ocorreu finalmente a primeira compra online de uma empresa para um cliente. A pioneira foi a Pizza Hut, a quem compraram nada mais, nada menos do que uma pizza de pepperoni, cogumelos e extra queijo. Eis em baixo uma imagem do site onde esta transacção aconteceu!
Pouco tempo mais tarde surgiam as gigantes Amazon e eBay e com elas o comércio eletrónico a que hoje estamos habituados.
Agora que já vimos o que é o e-commerce e como surgiu, está na altura de percebermos qual o impacto desta nova modalidade comercial. E para isso nada melhor do que falar de números. Sabia que, só em Portugal, o e-commerce já vale 4,8 milhões de euros? E que o comércio eletrónico representa já 1,5% do Produto Interno Bruto português?
Pois bem, a verdade é que depois de um longo período de desconfiança os portugueses estão a começar a comprar mais pela Internet. O segredo? Além de ser fácil, as pessoas acreditam cada vez mais nas empresas e no bom funcionamento da dinâmica de venda e na sua segurança.
Por sua vez, são também cada vez mais as empresas que optam por investir nesta área, já que é uma forma de chegar a novos clientes, estejam eles em Portugal ou no estrangeiro. Os custos são muito reduzidos e as oportunidades mais do que muitas – principalmente se falarmos do mercado que se estende não só ao território nacional, como a todos os países de língua portuguesa, nomeadamente o Brasil.