O que são os funis multicanal do Google Analytics?

Para fazer uma radiografia completa do seu website deve dedicar muito tempo à análise dos Funis Multicanal, pois na verdade estes asseguram a leitura correcta das acções realizadas nos vários canais de conteúdo que assinalam a presença digital actual de uma empresa.

Assim, os dados recolhidos no 1º P – Pesquisa do Método 8 Ps reflectem informações que vão ser muito úteis no futuro para comparação dos resultados obtidos no final do seu Projecto 8 Ps. A maior vantagem dos Funis Multicanal advém da utilização efectiva de muitos canais de comunicação.

No Google Analytics, as conversões e transações de comércio eletrónico são creditadas na última campanha, pesquisa ou anúncio que direcionou o visitante quando este efetuou a conversão. Mas que papel desempenharam as referências de websites, pesquisas e anúncios anteriores nessa conversão? Quanto tempo passou entre o interesse inicial do visitante e a sua aquisição?

Os relatórios de Funis Multicanal respondem a essas e a outras perguntas ao mostrar como os canais de marketing digital (ou seja, origens de tráfego para o site) funcionam em conjunto para gerarem vendas e conversões.

Por exemplo, muitas pessoas podem comprar no site depois de pesquisarem a marca ou produto específico no Google. No entanto, podem ter conhecido a marca através de um blog ou enquanto pesquisavam outros produtos e serviços específicos. Os relatórios de Funis Multicanal mostram como anteriores referências e pesquisas contribuíram para as vendas.

Caminhos de Conversão geram Funis Multicanal

Os relatórios de Funis Multicanal são gerados a partir de caminhos de conversão, as sequências de interações (ou seja, cliques/referências de canais) que levaram a cada conversão e transação. Por predefinição, apenas as interações que ocorreram nos últimos 30 dias são incluídas nos caminhos de conversão, mas podemos ajustar este período entre 1-90 dias.

Os dados do caminho de conversão incluem interações com praticamente todos os canais digitais. Estes canais incluem, entre outros:

– pesquisa paga e orgânica (em todos os motores de pesquisa juntamente com as palavras-chave específicas pesquisadas)

– web sites de referência

– afiliados

– redes sociais

– newsletter / boletins informativos por email

– campanhas personalizadas, incluindo campanhas offline que enviam tráfego para URLs secundários

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