O que influencia o Page Rank?

O Page Rank é um dos algoritmos usados pela Google para ordenar, por grau de importância, os milhares de milhões de websites que fazem parte da rede.

Apesar de existirem inúmeras técnicas SEO com o intuito de melhorar a classificação que a Google atribui à página, a optimização dos websites continua a ser bastante imprecisa e nem sempre são alcançados os resultados esperados inicialmente.

Existem dois tipos de fatores a influenciar o Page Rank de um site: os factores externos e internos.

Os factores internos estão relacionados com o website e dizem respeito à sua estrutura. Ao analisar o website, o Google tem em conta os URLs, os títulos das páginas e a correta utilização das meta-tags. Se estes parâmetros forem ao encontro dos requisitos impostos, o website recebe pontos. Caso contrário, a pontuação recebida é negativa.

Ao longo dos anos, foi possível definir uma lista de alguns parâmetros que o Google analisa nos websites.

Factores Internos Page Rank

– O Número de Visualizações.

– A Taxa de Rejeição, ou seja, o número de usuários que ficam menos de 30 segundos no website.

– A frequência em que o blog/website é actualizado.

– A relevância do conteúdo: publique conteúdo que esteja relacionado com o tema da sua página web.

– Texto original: o Google é capaz de detetar conteúdo plagiado. Enquanto, por um lado, valoriza conteúdos originais, por outro reprova conteúdos copiados de outrém.

Factores Externos Page Rank

Por outro lado, os factores externos dizem respeito à interação que o website tem com a rede. Aqui, o Google avalia essencialmente a quantidade de links que apontam para a página. Alguns dos parâmetros analisados são:

– A estrutura HTML Padrão W3C: certifique-se de que não existem erros no código HTML da sua página. O mecanismo de pesquisa deteta todos os erros e atribui pontos negativos por cada um que encontra.

– Flash, vídeos e imagens: o Google valoriza a publicação de conteúdos multimédia a acompanhar conteúdos textuais.

– Links externos: tratam-se de ligações inseridos no seu website que apontam para websites externos.

– Links internos: as ligações internas que direcionam o internauta para outras páginas dentro do mesmo website.

– Links que remetem para o seu site: este parâmetro, diz respeito à atividade de outros websites que partilham ligações para a sua página.

Após a análise do Googlebot (o robot da Google que atualiza, constantemente, o ranking dos websites) as páginas são pontuadas conforme uma escala de 0 a 10. Conforme o número for aumentando maior é o Page Rank.

Cuidado com Táticas Black Hat SEO

Naturalmente existem alguns agentes de Marketing que recorrem a técnicas de SEO que são conhecidas como Black Hat SEO e têm uma conotação negativa. Explicando de forma simples, estas técnicas manipulam os algoritmos usados pelo Google para melhorar o posicionamento da página sem, no entanto, acontecer uma otimização do website.

Quando detetadas, estas práticas podem resultar na exclusão do website que, daí em diante, deixa de aparecer nas páginas de resultado de pesquisa, portanto não é de todo recomendável que utilize estas táticas de Black Hat SEO.

LEIA AGORA DENTRO DO NOSSO BLOG OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS COM PAGE RANK:

Ainda não tens o Livro 8Ps do Marketing Digital?

 A importância do Link Building para o PageRank

Aprenda como ganhar dinheiro com o Google

POSTS RELACIONADOS