O que é o Marketing Social?
O Marketing é um processo contínuo que, em simultâneo, transforma e é transformado pelo contacto constante com a sociedade. Philip Kotler definiu o conceito como um processo social baseado na criação de um sistema de oferta e procura de valores que não correspondem necessariamente a produtos ou serviços comerciais. Quando o objetivo do Marketing é o combate a problemas sociais, falamos de Marketing Social.
Com uma componente interventiva latente, esta modalidade ou vertente do Marketing tem como principal missão a supressão ou eliminação de carências em questões de saúde, educação ou ambiente, por exemplo, que tenham um impacto positivo no meio em que a empresa ou organização atua.
O conceito foi criado por Kotler e Zaltman e foi usado pela primeira vez, em 1971, nos Estados Unidos da América na sequência de uma série de estudos que procuravam determinar o papel das empresas na criação de soluções para os problemas da sociedade. Hoje em dia, o conceito é amplamente aplicado e são várias as empresas que se posicionam por uma causa e investem na implementação de projetos sociais.
Durante a implementação destes projetos são usadas estratégias de Marketing que permitem tornar a comunicação mais eficaz. Esse trabalho é assegurado pela instituição que apoia a causa e que se encarrega de lhe dar visibilidade.
É comum os grandes canais de televisão estabelecerem parcerias e darem a cara por causas sociais. Em Portugal, veja-se por exemplo, a RTP + ou a SIC Esperança. Do outro lado do Atlântico, no Brasil, destaque para o Criança Esperança, da Rede Globo.
A verdade é que nos dias que correm as várias componentes da sociedade estão altamente intrincadas. Da mesma forma que não é possível falar de política sem referir aspetos económicos ou sociais, também as empresas deixaram de ter somente preocupações relativas às vendas e passaram a assumir um papel atuante dentro da sociedade.
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