Entenda agora o que é para que serve o Marketing 3.0
O marketing sempre acompanhou as mudanças sociais, económicas e tecnológicas. Desde o início da popularização dos bens de consumo, o marketing reajustou-se para atender as necessidades de cada momento da sociedade. Foi assim que surgiu o Marketing 3.0.
Este novo conceito ganhou peso depois do lançamento do livro Marketing 3.0 – As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan.
Basicamente, o Marketing 3.0 trata os clientes não como meros clientes, mas como seres complexos e multifacetados.
Estes escolhem produtos e serviços que satisfazem as suas necessidades de participação, criatividade, comunidade e idealismo.
No livro de 2011 os autores mostram porque o futuro do marketing estava em criar produtos, serviços e empresas que inspirem, incluam e reflitam os valores dos consumidores-alvo.
Mas o que é exatamente um novo conceito de marketing que afirma estar “centrado no ser humano“?
O Marketing não tinha o consumidor como alvo desde a sua origem?
Não foi sempre o ser humano que o Marketing colocou no centro da sua acção, preocupando-se em satisfazer os seus desejos e as necessidades?
Para melhor entender toda esta questão, destacamos os seguintes 4 vídeos que são excelentes para enquadrar o tema:
Entrevista de Philip Kotler
Rory Sutherland: Lições de vida de um homem da publicidade
Seth Godin: Como arranjar ideias para espalhar
Dan Cobley: O que aprendi com a física acerca do Marketing
A evolução do Marketing 3.0 para o Marketing 4.0
De facto, a evolução do Marketing 3.0 para o Marketing 4.0 já aconteceu. Inclusivamente, já fizemos uma review ao livro de Kotler que aborda esta evolução do conceito. Pode conferir aqui neste artigo Marketing 4.0: Philip Kotler ajuda a fazer transição para digital.
No livro Marketing 3.0 – As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano, Kotler evidenciou como se processou a transformação do conceito básico de marketing, que consiste na definição transparente da identidade de uma marca e reforçar a sua percepção junto do consumidor com uma imagem que incorpora a visão e os valores de uma empresa. O Marketing 3.0 evidencia 3 conceitos: identidade, integridade e imagem.
Ou seja, a marca precisa de ter identidade, integridade e imagem, também conhecido como modelo dos 3Is, que iremos abordar num artigo em breve.
Perante a emergência do online e o papel cada vez mais relevante das redes sociais, o mestre do Marketing, Philip Kotler, lançou recentemente uma atualização do seu conceituado manual: Marketing 4.0. O livro é assinado também por Hermawan Kartajaya Iwan Setiawan.
O LIVRO MARKETING 4.0 ENCONTRA-SE DISPONÍVEL EM:
AMAZON BRASIL
FNAC PORTUGAL
AMAZON INTERNACIONAL
LIVRARIA CULTURA
Neste novo manual para marketeers, Philip Kotler explora um conjunto de estratégias que ajudam a alcançar a máxima eficácia dos recursos que funcionam dentro do cenário digital, “onde o interesse por uma maior conectividade dos utilizadores cresce, mas o tempo que têm para interagir com uma determinada marca contrai”.
O Marketing 4.0 tira proveito do humor responsável pela mudança de ideias do consumidor para alcançar mais clientes e conseguir assim conquistar a sua atenção. De forma simples, os autores olham para as mudanças que estão a superar as abordagens tradicionais do marketing e integram-nas na sua metodologia. Este livro fornece ainda uma visão de nível mundial sobre tudo aquilo que precisa de saber para dominar os básicos.
Se no Marketing 3.0 já se pregava a importância dos valores e da sustentabilidade para o sucesso de uma organização, esses valores ganham mais importância no Marketing 4.0.
É como uma extensão do mesmo conceito através de uma comunicação ainda mais horizontal fortemente baseada em sentimentos humanos, transformações sociais e interatividade na web – onde qualquer um pode ser um ‘meio de comunicação’ e todos têm o poder de persuasão.
Até à edição de Podemos dividir o Marketing em 3 eras: Marketing 1.0, Marketing 2.0 e Marketing 3.0.
1900: Revolução Industrial – Marketing 1.0
Era do Marketing centrado no Produto
1990: Tecnologia da Informação – Marketing 2.0
Era do Marketing centrado no Consumidor
2010 e além: Era dos consumidores altamente conscientes – Marketing 3.0
Era do Marketing Centrado no ser humano.