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O que é Marketing? Confira os conceitos básicos do Marketing!

O que é Marketing? Confira os conceitos básicos do Marketing!

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A origem da palavra marketing é o termo inglês market, que significa “mercado”.

Originalmente, o conceito deste termo teria surgido a partir do latim mercatus, que era o nome do local destinado para a compra e venda de objetos.

Esta palavra, por sua vez, teria se originado do verbo mercari / mercare, que quer dizer “negociar” ou “praticar a compra e venda”.

Alguns etimologistas ainda acreditam que a verdadeira raiz etimológica esteja na palavra latina merx, que era o nome atribuído ao objeto a ser comercializado, ou seja, a mercadoria.

Atualmente, o marketing é um termo que nasceu no idioma inglês, mas que é utilizado em todo o mundo para referir as ações e estratégias voltadas para o competitivo mercado.

Entre os estudiosos das ciências empresariais, não existe uma definição unificada de Marketing, já que este pode ser entendido a partir de muitos pontos de vista.

Como definição global, podemos entender como marketing o conjunto de ferramentas que a empresa possui e que organiza estrategicamente, para conhecer os desejos e necessidades dos consumidores e assim satisfazer as necessidades com produtos, serviços ou ideias.

3 livros para entender o que é Marketing

Infelizmente, existe por vezes a ideia entre os profissionais do marketing digital que não é necessário estudar marketing antes de entender o meio digital.

Por isso mesmo antes de avançar neste texto, gostaria desde já de recomendar 3 livros com abordagens diferentes ao tema, mas que à sua maneira assumem um valor inestimável na compreensão do Marketing enquanto disciplina.

Marketing 4.0: Philip Kotler ajuda a fazer transição para digital

Mundo sem Mente: Qual o impacto da alta tecnologia na vida diária das pessoas?

Correr Para Vencer, a autobiografia inspiradora do fundador da Nike

 

Conceitos Básicos de Marketing: o Mercado

O mercado existe quando um conjunto de consumidores (sejam pessoas individuais ou empresas) que têm uma necessidade a satisfazer também têm capacidade económica suficiente para comprar aquilo que precisam.

Dentro do mercado, está o mercado potencial, formado por todos aqueles consumidores que poderiam satisfazer as suas necessidades com o produto oferecido pela empresa, caso sejam utilizadas as estratégias de marketing adequadas.

Conceitos Básicos de Marketing: os Estudos de Mercado

Um estudo de mercado é uma investigação realizada, geralmente pelo departamento de marketing de uma empresa, que pretende determinar quais são as necessidades da população com o estudo de diversas variáveis, como os hábitos de compra ou elementos que influenciam os consumidores, para assim poder criar ou modificar produtos que se ajustem às suas necessidades e desejos.

 

 

Conceitos Básicos de Marketing: o Marketing Mix

O marketing mix são os instrumentos básicos que a empresa dispõe para realizar uma estratégia de marketing eficaz, de forma que são variáveis e a empresa pode modificar em grande medida.

É formado pelo produto, o preço, a promoção e a distribuição. Normalmente, decide-se como será cada uma das variáveis após realizar um estudo de mercado.

 

 

Conceitos Básicos de Marketing: as Necessidades dos consumidores

As necessidades são criadas pela ausência de um bem ou serviço básico comum a todos os seres humanos. São necessidades fisiológicas ou psicológicas, como a necessidade de se alimentar ou de se sentir seguro, inatas ao ser humano.

 

Conceitos Básicos de Marketing: os Desejos dos consumidores

Os desejos são a maneira de expressar a vontade de satisfazer uma necessidade, de acordo às circunstâncias pessoais da cada um e que não são aplicáveis a todos os seres humanos.

Por exemplo, alguém que vive numa tribo da Amazónia terá um desejo por roupas ou comida que é diferente de alguém que vive numa grande cidade europeia.

 

Basicamente as empresas fazem 2 coisas:

Concebem um produto – bem ou serviço

Comercializam o produto – bem ou serviço

 

Por sua vez, o consumidor procura sempre satisfazer uma necessidade ao comprar um produto, bem ou serviço.

É então papel do marketing não apenas entender, como assimilar como faz chegar a informação necessária a cada indivíduo, ajudando a resolver os problemas do público-alvo e converter a necessidade numa compra de determinado produto ou serviço.

 

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