Home / Comércio Eletrónico /

Porque é importante ter o seu negócio na Internet?

negócio na Internet

Porque é importante ter o seu negócio na Internet?

Share this article

 

Parece não haver dúvidas: a Internet está a invadir as nossas vidas. Afinal, já não nos conseguimos afastar das redes sociais e até grande parte dos serviços são agora feitos online. As evidências estão à vista, mas ainda assim há quem coloque alguns entraves quando o assunto é Novas Tecnologias.

Neste post, voltamo-nos para pequenos negócios relutantes em modernizarem-se e para aqueles que não têm a certeza se esta é a hora certa para começar uma empresa online. Se se enquadra num destes perfis, continue a ler e descubra porque motivo é que a Internet é (ou vai ser) uma peça fundamental do seu negócio.

Antes disso, regressemos atrás no tempo e falemos um pouco sobre as origens da Internet. Estamos na década de 1960, em plena Guerra Fria. A União Soviética e os Estados Unidos, dois blocos politicamente antagónicos, controlam o mundo e procuram novas armas para lutarem um contra o outro.

É perante este cenário que nasce a Internet. Inicialmente, não passava de um sistema para partilhar informações entre computadores. Não era mais do que uma medida de segurança. Se o centro militar norte-americano fosse atingido pelas forças russas, as informações não seriam perdidas porque passariam para outros computadores.

O potencial foi imediatamente reconhecido: a ligação estabelecida entre os computadores do exército norte-americano poderia ser transformada uma rede intergaláctica e mundial. Hoje, conhecemos essa rede por Internet. Por todo o mundo, existem mais de 3 mil milhões de utilizadores.

Ir ao encontro dos (muitos) utilizadores

De acordo com a Netpanel, só em Portugal existem mais de 5,7 milhões de pessoas a navegar diariamente na Internet a partir dos seus computadores pessoais. Os números não ficam por aqui: por ano, são visitados mais de 92,4 mil milhões de websites o que significa que, em média, cada português vê mais de 16 mil websites por ano.

Ao todo, estima-se que só nos últimos anos os portugueses passaram um total de 1 274 milhões de horas na Internet. Atualmente, as pessoas não só recebem informação, como a produzem, interagem, compram ou até mesmo criam os seus próprios negócios online. Académicos falam inclusive da transposição da personalidade de cada um para a Internet, através de fenómenos massivos como as redes sociais.

O mundo dos negócios na Internet

Encarada como um valioso instrumento de negócios, a Internet tem captado a atenção de especialistas das áreas do marketing e da comunicação empresarial. A necessidade de adaptação aos novos hábitos de consumo e de chegar a novos públicos fez com que a maioria das empresas reconhecesse a importância de criar uma estratégia digital e começasse a investir na Internet.

 

Dados recentes revelam que só nos últimos 10 anos, o número de Pequenas e Médias Empresas com uma presença online, em Portugal, duplicou. As tendências apontam para a modernização e para o investimento nas novas formas de comunicação.

A verdade é que, qualquer que seja o nicho de mercado, o crescimento da Internet constitui um verdadeiro desafio. Num universo extremamente competitivo, onde tudo ocorre à velocidade de um clique, é necessário optar pela melhor estratégia de comunicação para colocar a sua empresa na linha da frente. Conhecer as ferramentas do mercado e estar a par do que de melhor se faz na Internet é, por isso, extremamente importante.

As vantagens de um negócio na Internet

Não basta possuir um website estático; é necessário ações concretas que contemplem em simultâneo aspetos técnicos, juntamente com a aplicação da estratégia digital adequada. O seu website pode ser um destes 16 mil websites visitados: tem apenas de o criar.

Nesse espaço online, que é a sua casa na Internet, pode colocar todas as informações relativas ao seu negócio e até mesmo vender diretamente os seus produtos. Além disso, estará permanentemente acessível, podendo acumular a informação ou substituir a desatualizada por outra mais recente.

Já pensou que pode vender para o outro lado o mundo? Ganhar dinheiro extra todos os meses? Um negócio na Internet pode ser visualizado de qualquer parte do mundo por qualquer pessoa. Qualquer que seja o seu produto ou serviço, haverá sempre alguém interessado.

Atenção! Ter um website já não se trata apenas de estar na moda: um website é um método barato, flexível e duradouro de publicitar o seu negócio. E, afinal de contas, se o seu vizinho do lado já está na Internet, porque é que você também não pode estar?

Se não ficou convencido o suficiente para colocar o seu negócio na Internet, leia então o artigo 5 bons motivos para a sua empresa estar online.

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *