A mídia social é uma plataforma conveniente para pequenas empresas?
Com a popularização da internet a partir dos anos 2000, um novo tipo de serviço de comunicação e entretenimento começou a ganhar força: as redes sociais. Atualmente, a variedade de produtos desse mercado é enorme, apresentando inclusive categorias com públicos bem segmentados (alguns deles um tanto quanto bizarros).
Neste artigo mostraremos como construir uma estratégia de mídia de sucesso em qualquer rede social em apenas 4 etapas, mesmo que você apenas tenha uma pequena empresa.
Preste atenção às redes sociais menores
Normalmente, as pessoas usam um mecanismo de pesquisa (no máximo dois) para todas as tarefas. Mas quando se trata de mídia social, a maioria dos utilizadores se torna polígamo: o Facebook é escolhido para bater papo com amigos, o Instagram para compartilhar fotos, o Twitter para registrar pensamentos e assim por diante.
Como empresário, você precisa considerar que existem outros meios de comunicação social ligeiramente menores. Se você não sabe onde procurá-los, esta lista da Wikipédia é um bom ponto de partida.
Se, entre centenas de milhares de utilizadores, houver pelo menos uma pequena porcentagem de seu público-alvo, então há um ponto em começar uma página em um recurso menos anunciado. Mas você não deve se esquecer do Facebook, Twitter, e outros gigantes também.
Comece a seguir utilizadores
O primeiro passo é criar uma conta na rede social, o que, na sua opinião, é digno de atenção. Preencha as informações necessárias e faça upload de algumas imagens. Passe algumas horas fazendo isso, mas certifique-se de tornar seu perfil atraente para seus utilizadores.
A mídia social é comunicação. É por isso que sua principal tarefa é popularizar a página criada. Vai ser difícil no início, mas com cada 100 novos seguidores, as coisas vão piorar. A maneira ideal de começar é se inscrever ou adicionar como amigos pessoas interessantes semelhantes. Você deve entender o que eles respiram.
Certifique-se de preencher todos os dados que a própria rede social oferece. Em alguns sites, você pode até encontrar recomendações da administração na categoria “Saiba como tornar sua página popular”. Não ignore essas dicas. Espere para obter respostas para a maioria das perguntas.
Neste estágio, você só precisa de duas coisas: um plano de como trazer utilizadores da rede social para o seu site e o tempo. Warren Buffett disse: “Alguns resultados levam tempo: você não terá um bebê em um mês, mesmo se forçar nove mulheres a engravidar.”
Ao trabalhar com qualquer rede social, você não obterá resultados instantâneos. Somente após vários meses seguindo ativamente o plano (que será discutido abaixo) você receberá uma quantidade significativa de tráfego. Claro, o tempo de desenvolvimento da página pode ser reduzido com publicidade.
Desenvolva uma estratégia
Você precisa entender que tipo de conteúdo os utilizadores da rede social selecionada preferem. Isso é muito importante: o conteúdo de sua página afeta a experiência do usuário.
Você precisa entender que tipo de conteúdo os utilizadores da rede social selecionada preferem (fotos, postagens curtas ou vídeos). Se você estudou cuidadosamente a segunda etapa, não haverá problemas. Isso é muito importante: o conteúdo da página afeta a experiência do usuário.
Quando você entender todas as nuances, determine quais ações você pode automatizar. Por exemplo, você não precisa visitar uma página a cada hora para postar algo. Para isso, existem vários serviços de postagem atrasada, por exemplo, este — https://postoplan.pt/. E o tempo economizado pode ser gasto na interação com os utilizadores, respondendo às suas mensagens e muito mais.
Refine sua estratégia
Você deve ter notado que alguma estratégia produz resultados, mas não o faz com a eficácia planejada originalmente.
Escolha as métricas importantes a serem rastreadas ( o número de curtidas ou comentários) e siga a mesma estratégia por 30 dias. Então avalie os resultados e planeje as edições (aumente o número de postagens por dia, altere o tempo de postagem e assim por diante). Após os próximos 30 dias, faça um novo balanço. Dependendo dos resultados, você pode repetir essas etapas mais algumas vezes