Qual é a diferença entre Marketing Social e Marketing Comercial?

O Marketing assume muitas facetas que vão para além daquilo pelo qual o utilizamos todos os dias. Ao fazermos uma pesquisa pela Internet confrontamo-nos exatamente com uma pergunta intimamente relacionada com aquilo que disse acima.

Muitas pessoas parecem ter dificuldade em encontrar a resposta à questão: qual a diferença entre Marketing Social e Marketing Comercial? Embora os dois termos partilhem uma palavra, os propósitos de ambas as modalidades é totalmente distinto.

Neste artigo, realçamos as diferenças e semelhanças entre estes dois tipos de Marketing. Como ponto de partida, citamos primeiro Philip Kotler, um dos mais importantes especialistas do mercado da comunicação de vendas, que nos descreve o que é Marketing da seguinte forma: trata-se de “um processo social e gerencial em que indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação e troca de produtos e valores com os outros.”

A partir desta definição, vemos como o conceito se divide e desconstrói conforme diferentes objetivos para criar dois conceitos totalmente distintos.

Definição de Marketing Social

O Marketing Social é a concepção, implementação e controlo de programas calculados para influenciar e promover a aceitação de ideias sociais. O termo terá sido criado e desenvolvido por Kotler e Zaltman, em 1971, quando se verificou que os princípios de marketing poderiam ser usados para incentivar ideias e não apenas produtos ou serviços.

A pouco e pouco, o Marketing Social começou a ser aceite, principalmente na década de 1990, quando a campanha australiana “Life Be In It” com mensagens de lifestyle foi criada e provou ser um tremendo sucesso a encorajar pessoas a combater o sedentarismo e a fazerem exercício físico.

Em suma, o objetivo do Marketing Social é a concretização de certas metas específicas no comportamento da audiência com o intuito de melhorar a sociedade em que vivemos. Por exemplo, o Marketing Social pode incentivar as pessoas a evitar que fumem em áreas públicas ou convencer indivíduos a conduzir dentro dos regulamentos de velocidade impostos pela lei. Mas não existem limites para a exploração deste tipo de marketing.

Definição de Marketing Comercial

Por sua vez, a American Marketing Association descreve o Marketing Comercial como uma “atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que têm valor para clientes, parceiros e a sociedade em geral.”

Resumidamente, o Marketing Comercial é o processo pelo qual as necessidades dos clientes são identificadas e satisfeitas por produtos ou serviços de uma organização, tendo em vista a obtenção de lucro (de preferência muito!). É assim que as empresas esperam ganhar vantagem competitiva acima de qualquer outro concorrente no mesmo mercado.

Semelhanças comuns entre Marketing Social e Marketing Comercial

Porém, apesar de propósitos muito distintos, estes dois tipos de Marketing contam com algumas características comuns na forma como se aplicam certas metodologias. Eis algumas das semelhanças que encontramos:

– Uma orientação para o consumidor é sempre considerada em primeiro lugar;

– A teoria de troca é fundamental;

– Análise de mercado é usada durante ambos os processos;

– As audiências são segmentadas;

– O melhor segmento de mercado é escolhido;

– Todos os 4 Ps do Marketing são tomados em consideração;

– Os resultados são acompanhados para averiguar melhorias estratégicas no futuro.

 

NOTA: Este artigo foi publicado originalmente no Blog Ecossistema Digital com o título O que distingue Marketing Social de Marketing Comercial?

POSTS RELACIONADOS