Os 10 Mandamentos do Marketing nas Redes Sociais
Não é novidade nenhuma que as redes sociais continuam a representar um papel significativo no universo do Marketing Digital. Seja o Facebook, o Twitter, o Pinterest ou até mesmo o Instagram: os canais que estas plataformas abrem entre uma empresa e a audiência são uma mais-valia para ambos os lados.
Com um registo mais informal (e até mesmo descontraído) conseguirá passar conteúdos que em canais mais institucionais – como o website – seriam dificilmente consumidos pela audiência.
Contudo, lembre-se de não cair no erro de publicar conteúdos irrelevantes. Acima de tudo, importa não confundir “estilo descontraído de publicação” com “colocar coisas irrelevantes”. Se estivermos a falar de uma empresa de móveis, de que interessará colocar o último vídeo viral só porque este está a dar que falar?
Para explicar melhor aquilo que queremos dizer, organizamos uma lista de tópicos com os 10 mandamentos que todos os profissionais de comunicação devem seguir na altura de gerir uma rede social.
10 Mandamentos do Marketing nas Redes Sociais
Escutarás a audiência
Quando falamos em comunicação muitas vezes temos a ideia de que é necessário estar sempre a lançar conteúdo e a interagir com alguém. É verdade que essa é uma parte importante, mas mais importante do que isso é saber ouvir a audiência. Percebendo as suas exigências e os seus gostos, podemos saber aquilo que vai ao encontro dos seus interesses e agir em concordância. Acima de tudo, lembre-se que mais vale um post certeiro do que vários que falam, falam e não acrescentam grande coisa.
Não perderás o foco
Na Internet, é difícil manter o foco quando tanta coisa está a acontecer ao mesmo tempo: jornais digitais a ser atualizados de minuto a minuto, amigos do Facebook a falar no chat, e-mails a entrar na caixa de correio. Porém, no que diz respeito a estratégia de social media, não há margem para distrações. Faça uma estratégia altamente focada que fortifique a sua marca e lhe dê uma oportunidade para conquistar sucesso. Não se afaste muito dos objetivos que definiu e mantenha sempre o alvo em vista.
Assegurarás o nível de qualidade
Mesmo que muitos profissionais de marketing digital contestem esta suma, a verdade é que qualidade continua a superar quantidade. É melhor ter 1000 seguidores que lêem, partilham e falam sobre o conteúdo que está a partilhar do que 10 mil conexões que se mantêm no limbo, em silêncio e sem interagir.
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Serás sempre paciente
Já diziam os antigos que a paciência é uma grande virtude e as redes sociais também o comprovam. Embora de facto tudo se passe à velocidade de um clique, não podemos avaliar os resultados a partir de um só dia de interações. Uma estratégia é algo complexo, do qual só podemos recolher conclusões no final de um determinado período. Estabelecer metas é fundamental, mas ter paciência também é uma parte importante do trabalho.
Farás sempre ajustes
Se publicar um conteúdo incrível, de qualidade, e trabalhar para construir o seu público, também de qualidade, não é difícil perceber que vai acontecer: vão partilhar com os seus próprios amigos e seguidores os conteúdos que você lhes passar no Twitter, Facebook e Linkedin. Assim, é conveniente que esteja sempre atento ao comportamento e perfil da audiência, de forma a ajustar sempre que possível os conteúdos e, assim, garantir bons resultados.
Serás influenciado e influenciarás
Invista tempo para encontrar os influenciadores do seu mercado, aquelas vozes que determinam opiniões ao expressarem as suas. Assim que estabelecer tais conexões, pode averiguar o público que segue esses líderes de opinião e fazer o seguinte: ligar-se você mesmo a essa audiência. Desta forma, vai estar a ser influenciado pelas opiniões de outros mas estará também a alcançar um público que procura ser influenciado por aquilo que você tem a dizer.
Criarás conteúdo de valor
A questão do valor do conteúdo é algo em que temos insistido ao longo do nosso blog. O que faz com que o conteúdo seja relevante? A resposta é simples: o valor da informação não para a empresa, mas para o internauta que encontra a publicação no feed da rede social. Todavia há algo que devemos salientar: mesmo que o post seja de facto muito útil, ninguém o vai ler se não for apelativo. Torná-lo atrativo é um trabalho com várias etapas que começa no título e se estende à descrição colocada nas redes sociais.
Reconhecerás a ajuda prestada
Se não ignoramos uma pessoa que nos oferece ajuda, na vida real, porque raio haveríamos de o fazer online? Sempre que alguém oferecer algum tipo de ajuda, retribua o melhor que possa. É importante construir relacionamentos e garantir o sucesso na área do marketing nas redes sociais.
Serás acessível a todos
Muitas empresas só usam as redes sociais para partilhar o conteúdo e nada mais. Uma parte importante do trabalho está nas interações: não basta colocar posts interessantes, é necessário que contribua para a discussão. Como? Tornando-se também você num utilizador comum da rede social e agindo através de comentários ou respondendo a mensagens privadas. Outro aspeto importante é a assiduidade com que participa: se você desaparecer durante uns tempos, os internautas vão acabar por arranjar uma alternativa ao “serviço” que lhes prestava.
Retribuirás a todos os que te procurarem
Não espere que os outros partilhem o seu conteúdo e falem sobre si e a sua marca se você não fizer o mesmo por eles. Assim, o que propomos é simples: que perca uma boa parte do seu tempo nas redes sociais de terceiros, a procurar conteúdos relevantes que possam ter interesse para a sua audiência. Faça um Like, um comentário e até mesmo uma Partilha. A outra pessoa vai sentir-se na obrigação de fazer o mesmo por si e pelos seus conteúdos.
Tiago parabéns pelo artigo!
Na verdade é uma verdadeira aula que tenho certeza irá ajudar e muito a todos que chegarem até essa postagem.
Continue sempre assim, passando conteúdo de qualidade a toda a sua audiência.
Um grande abraço.
Sucesso sempre!