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Marketing Digital: o que é e para que serve?

Marketing Digital: o que é e para que serve?

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De uma forma geral, as empresas portuguesas ainda não investem muito em marketing digital. No entanto, as marcas nacionais que o fazem dizem-se satisfeitas, até porque, uma vez que o digital ainda é um universo barato, o retorno é quase sempre satisfatório, caso haja uma boa estratégia.

Mas os objectivos são os mesmos: divulgação e comercialização de produtos, conquista de novos clientes ou melhoramento da rede de relacionamentos, de forma relevante, personalizada e eficiente.

Por isso, o Marketing Digital depende dos mesmos princípios do Marketing, ou seja, do conhecimento do público-alvo, da estratégia da marca, do planeamento estratégico da empresa e da cultura organizacional onde será implementado.

E porque não deixa de ser Marketing (contempla ações estratégicas, económicas e operacionais), a variante digital pretende obter, igualmente, a mesma eficiência e eficácia do marketing tradicional e, em simultâneo, potenciar os efeitos da estratégia de comunicação tradicional.

Outro aspeto relevante é o facto de o marketing tradicional ser habitualmente intrusivo, em contraponto com o marketing digital, que, de forma menos inoportuna, atinge camadas fortemente formadoras e multiplicadoras de opinião, oferecendo ainda o que nenhum outro modelo oferece: interatividade imediata, potencializando o efeito da mensagem publicitária.

Por outro lado, e por se tratar de uma estratégia com custo absoluto e relativo ainda muito baixo, oferece um alto índice de retorno sobre o investimento: um projecto adequado de marketing online reduz significativamente os custos com o plano de comunicação da marca ou empresa e aumenta a agilidade em relação aos fornecedores, possibilitando preços mais competitivos.

O marketing digital permite ainda ao consumidor o fácil acesso a informações completas sobre produtos e/ou serviços. É por isso que fidelizar o consumidor através de diversas ações pontuais e personalizadas de marketing digital (por exemplo, informando, educando e consciencializando o cliente por oposição à propaganda pura e dura) permite a uma marca estar sempre presente na mente das pessoas como uma referência no setor que atua.

Digamos que através de campanhas bem planeadas e bem posicionadas (utilizando marketing de conteúdo) podemos construir uma marca sólida, posicionando-a de acordo com seus objetivos de marketing. E mais: ao fidelizar os consumidores, as pessoas, apaixonando-as pela sua marca, estará a admitir nos quadros da sua empresa autênticos vendedores, que irão espalhar a palavra, propagando a imagem, os valores e os conteúdos da sua marca ou serviço!

Outra grande vantagem da estratégia digital, em comparação com a tradicional, é a mensuração de resultados. Através das ferramentas digitais – boa parte delas gratuitas – podemos monitorizar ao pormenor não só as nossas ações, percebendo as virtudes e os erros de todos os nossos movimentos, mas também as ações dos nossos concorrentes, antecipando assim os seus movimentos no mercado.

 

Vivendo nós rodeados de marcas e de apelos sensoriais, e num mundo cada vez mais digital, ao utilizar não só informação e paixão mas também ferramentas precisas e métodos científicos, o marketing digital só pode ser, hoje em dia, um aliado fundamental na estratégia de qualquer negócio.

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