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Google e Zoom são as marcas mais relevantes no período de pandemia

Google e Zoom são as marcas mais relevantes no período de pandemia

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A Consultora ONSTRATEGY divulgou os resultados do estudo de Reputação e Relação Emocional das marcas com os cidadãos Portugueses durante os primeiros 6 meses do período de pandemia (01 de Março a 31 de Agosto) no âmbito do estudo anual RepScore™, desenvolvido em conformidade com a certificação das normas ISO 20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO 10668 (avaliação financeira), que avalia os atributos associados à notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação.

A GOOGLE lidera o ranking das marcas com melhor reputação e relação emocional no período Covid-19, enquanto a ZOOM é a marca com maior crescimento neste índice.

Numa escala de 100 pontos, este estudo destaca duas marcas: a GOOGLE como a marca com melhor índice de reputação e relação emocional com 83,3 pontos e a ZOOM como a marca que registou o maior crescimento deste índice em comparação com o período pré pandemia com 69,6 pontos (15,4 pontos).

Setorialmente foram selecionadas 23 indústrias e as marcas que registam o melhor índice de reputação e relação emocional e o maior crescimento deste índice são:

Banca

SANTANDER com melhor índice (64,0pts) e BANCO CTT com maior crescimento do índice (3,7pts).

 

Sistemas de Pagamento

MULTIBANCO com melhor índice (75,6pts) e MB WAY com maior crescimento do índice (3,5pts).

 

Seguros

FIDELIDADE com melhor índice (63,5pts) e OCIDENTAL com maior crescimento do índice (7,8pts).

 

Crédito ao Consumo

CETELEM com melhor índice (54,9pts) e CREDIBOM com maior crescimento do índice (10,9pts).

 

Energia

GALP com melhor índice (74,4pts) e EDP RENOVÁVEIS com maior crescimento do índice (12,5pts).

Tecnologia

GOOGLE com melhor índice (83,3pts) e ZOOM com maior crescimento do índice (15,4pts).

 

Multimédia

RÁDIO COMERCIAL com melhor índice (74,5pts) e SIC com maior crescimento do índice (6,8pts).

 

Telecomunicações

VODAFONE com melhor índice (72,9pts) e MEO com maior crescimento do índice (4,8pts).

 

Retalho

CONTINENTE com melhor índice (78,3pts) e LIDL com maior crescimento do índice (2,1pts).

 

Alimentação e Bebidas

NESTLÉ com melhor índice (81,4pts) e SUPER BOCK com maior crescimento do índice (5,3pts).

 

Higiene Pessoal e do Lar

L’OREAL com melhor índice (77,8pts) e COLGATE com maior crescimento do índice (0,6pts).

 

Farmacêuticas

BAYER com melhor índice (68,5pts) e PFIZER com maior crescimento do índice (3,2pts).

 

Saúde e Bem Estar

CUF com melhor índice (72,7pts) e HOSPITAL LUSÍADAS com maior crescimento do índice (5,8pts).

 

Viagens e Lazer

PESTANA com melhor índice (75,7pts) e POUSADAS DE PORTUGAL com maior crescimento do índice (4,2pts).

 

Linhas Aéreas

EMIRATES com melhor índice (70,7pts) e também EMIRATES com maior crescimento do índice (0,5pts).

 

Mobilidade

VIA VERDE com melhor índice (72,5pts) e CARRIS com maior crescimento do índice (0,9pts).

 

Automóveis

MERCEDES com melhor índice (76,8pts) e PEUGEOT com maior crescimento do índice (5,5pts).

 

Produtos Industriais

VISTA ALEGRE com melhor índice (76,4pts) e REVIGRÉS com maior crescimento do índice (1,2pts).

 

Serviços Profissionais

ACP com melhor índice (73,8pts) e CTT com maior crescimento do índice (0,1pts).

 

Jogos e Apostas

SANTA CASA com melhor índice (76,1pts) e também SANTA CASA com maior crescimento do índice (6,1pts).

 

Desporto

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL com melhor índice (75,3pts) e também FEDEREAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL com maior crescimento do índice (3,6pts).

 

Jogos e Entretenimento

LEGO com melhor índice (81,6pts) e PLAYSTATION com maior crescimento do índice (1,8pts).

 

Celebridades e Personalidades

CRISTIANO RONALDO com melhor índice (81,4pts) e MARTA TEMIDO com maior crescimento do índice (12,4pts).

Pedro Tavares, Partner e CEO da ONSTRATEGY referiu que “ao analisarmos os resultados deste índice em conformidade com as normas ISO20671 e ISO10668 que consolida os atributos de admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação das marcas junto dos cidadãos em Portugal verificamos que existe resiliência da relação das marcas com o público e apesar de ganhos e perdas mais ou menos significativos, o conjunto das mais de 2.000 marcas auditadas regista um crescimento de 2 pontos durante os 6 meses do período de pandemia”.

O mesmo responsável adianta ainda que “face ao novo normal, e porque se tratam de industrias com marcas fortes que tendem a ganhar em períodos de crise, não é de estranhar o fortalecimento na relação dos cidadãos com setores como crédito ao consumo (11pts), tecnologia (4pts), saúde e bem estar (4pts), alimentação e bebidas (4pts), multimédia e telecomunicações (3pts), sistemas de pagamento (3pts) e farmacêuticas (3pts)”.

Por fim, Pedro Tavares conclui que “também nestes tempos de mudança a tecnologia associada a produtos, serviço e inovação torna-se ainda mais relevante e nesse sentido marcas como a GOOGLE e o ZOOM estarem a registar estes destaques respetivamente como a marca com melhor índice de reputação e relação emocional e a marca que registou o maior crescimento deste índice em comparação com o período pré pandemia.”

O que é Global RepScore™?

A ONSTRATEGY é a consultora que assina o Global RepScore™, e que avalia, desde 2009, o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação associados a mais de 2.000 marcas em Portugal.

Este trabalho é elaborado tendo por base um trabalho de campo que decorre em contínuo durante as 52 semanas do ano junto de mais de 40.000 cidadãos online e mais de 10.000 cidadãos presencialmente ou por telefone, sendo os mesmos representativos da sociedade Portuguesa no que respeita à distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.

Esta metodologia assenta numa abordagem qualitativa no que se refere ao Posicionamento da Marca, identificando e explorando todos os valores e atributos referidos espontaneamente, e uma abordagem quantitativa para a Reputação de Marca, indicando e explorando de uma forma induzida a notoriedade, a reputação emocional (admiração, relevância, confiança, preferência, recomendação), a reputação racional (produtos e serviços, inovação e diferenciação, ambiente de trabalho e bem estar, cidadania e responsabilidade social, governo e ética, liderança e visão, performance de negócio e financeira,) e os comportamentos consequentes à perceção reputacional.

O que é a ONSTRATEGY?

Fundada em 2009, a ONSTRATEGY é uma consultora multidisciplinar focada na criação e otimização do valor financeiro dos seus clientes e parceiros.

A ONSTRATEGY desenvolve e entrega serviços de consultoria em análise, estratégia e avaliação financeira para maximizar o valor de ativos tangíveis e intangíveis com metodologias e ferramentas independentes, reconhecidas e certificadas que são apoiadas por um profundo conhecimento do ambiente económico, político e social que impactam o desempenho de negócios e marcas.

A ONSTRATEGY faz parte do grupo restrito de consultoras certificadas a nível mundial, que atuam em conformidade com as normas ISO 10668 (avaliação financeira de marca) e ISO 20671 (avaliação de estratégia e força de marca).

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