Qual é a principal diferença entre Marcas e Produtos?
Os produtos existem nas prateleiras e expositores das lojas físicas e online. As marcas existem na cabeça de todos os consumidores! O melhor exemplo para entender esta diferença são as Love Marks.
Para compreender a definição ou o conceito do lovemark, basta pensar nos aficionados da Apple, Nike, Ferrari, Samsung, Starbucks, Nintendo ou Sony, entre muitas outras marcas.
Os consumidores não somente consomem os produtos, mas também recomendam, pois sentem orgulho em possuí-los, defendendo essas marcas perante outras pessoas com gostos e opiniões diferentes.
Ou seja, os consumidores de lovemarks manifestam euforia e paixão quando esperam um lançamento, fazem fila para obter os produtos, sentem entusiasmo, ansiedade, alegria e devoção por cada nova versão de determinado produto.
Todas estas emoções são as que fazem que umas marcas tenham mais sucesso, enquanto outras com qualidades semelhantes são esquecidas num mercado hiper-saturado que oferece a cada indivíduo possibilidades infinitas de escolha.
Funções das Marcas
Criar valor para o consumidor
A marca é um contrato
A marca identifica
A marca diferencia os produtos
Criar valor para a empresa
Tem valor comercial e institucional
Funções das marcas para os consumidores
Praticidade: Carácter prático da marca, permite memorizar e reconhecer facilmente
Garantia: Uma marca conhecida assegura um determinado nível de garantia
Personalização: A escolha de certas marcas pode permitir ao consumidor afirmar a sua orginalidade, a sua personalização
Lúdica: Prazer de escolha
Especificidade: A marca remete a uma configuração única de atributos-produtos
Distintiva: É o único elemento que permite aos consumidores diferenciar os produtos semelhantes