Lições de 5 marcas de topo para Instagram
Pouco a pouco, o Instagram tem vindo a ganhar terreno no âmbito da comunicação empresarial. Se até então era só uma ferramenta de uso pessoal para partilha de fotografias de pés na areia e pratos deliciosos, a partir de agora começam a existir marcas de topo a apostar na promoção institucional através desta rede de imagens.
O truque está em misturar-se com o resto dos utilizadores e agir como se fosse um deles. Ao humanizar a marca, estamos a promover-nos de forma mais informal, criando a ideia de proximidade e de que somos altamente acessíveis. Como é que isto se faz? Através da partilha de imagens que até podiam ter sido tiradas nas nossas próprias casas.
Reconhecendo o crescente potencial do Instagram, já foram várias as marcas de topo a apostar em estratégias originais. Leia este artigo com atenção e fique com lições que pode replicar e reformular para uma estratégia de sucesso nesta rede social.
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5 marcas de topo que usam o Instagram
Adidas: fotografias que andam
A campanha foi anunciada em 2014 e gerou um verdadeiro frenesim na Internet. A Adidas é uma das empresas com maiores seguidores do Instagram e foi através dessa mesma rede que mostrou uma nova iniciativa. A ideia era simples: bastava tirar uma fotografia, enviar e pedir a versão personalizada dos ténis ZX Flux.
A partir daí, as sapatilhas transformavam-se em fotografias andantes que o cliente podia levar onde quisesse. Pouco depois do anúncio, o vídeo promocional já tinha mais de meio milhão de likes, número que nos mostrou que, de facto, as pessoas gostam de escolher aquilo que vão usar e de ter artigos exclusivos que são deles e de mais ninguém.
Ben & Jerry: levar o nome dos gelados ao seu sentido mais literal
Se pensarmos bem, o cliché básico de promover um gelado mostra-nos uma mão a segurar um cone ou alguém a saborear um gelado com um grande sorriso na cara. A marca Ben & Jerry decidiu usar o Instagram para quebrar os padrões daquilo que já foi feito e o resultado final foi no mínimo incrível.
Nesta imagem, podemos ver um dos muitos exemplos do que a marca tem feito: um gelado de Banana Split, literalmente representado pela embalagem que se encontra separada por uma banana. A ideia foi bem conseguida e só demonstrou que é possível encontrar uma forma criativa e divertida de mostrar à audiência que estamos dispostos a ultrapassar barreiras.
Polo Ralph Lauren: nos bastidores dos Jogos Olímpicos
Quem não gosta de espreitar aquilo a que normalmente não temos acesso? Partindo deste pressuposto, a marca Ralph Lauren aventurou-se pelos bastidores dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 e fotografou alguns dos atletas mais consagrados do mundo. Depois, pegou nas imagens e partilhou-as em exclusivo com os seguidores do Instagram, juntamente com frases ditas pelos próprios desportistas.
A campanha foi um sucesso e, no fundo, trata-se de algo perfeitamente exequível por todos os organizadores de concertos ou de outro tipo de eventos. Basta ir pelo backstage e pedir para tirar umas quantas fotografias. Ao fazê-lo, dará resposta à curiosidade dos seus clientes ao mesmo tempo que estreitará a relação com a audiência.
Zappos: pequenos tesouros aleatórios
A melhor coisa desta pequena empresa de retalho é que faz uso da conta do Instagram para apresentar resultado inesperados mas, sem dúvida, muito originais. A par com fotografias comuns dos produtos, nomeadamente sapatos e bijuteria, surgem de vez em quando imagens divertidas como esta.
Não limite o feed do seu Instagram a promover os produtos ou serviços que está a vender. Uma fotografia gira, divertida ou inspiradora vai captar a atenção do utilizador e ser suficientemente engraçada para que façam um Gosto e um comentário.
Pabst Blue Ribbon: levar a marca pelo mundo fora
A Pabst Blue Ribbon é bem conhecida no mercado norte-americano pela venda de cerveja. Porém, em vez de usar a conta do Instagram para mostrar grupos de amigos a beber cerveja ou a jogar o famoso Beer Pong, a Pabst Blue Ribbon mostra fotografias engraçadas que, além de merecerem um like, merecem ser partilhadas.
A ideia é levar o produto a locais, como se também ele tivesse uma vida e frequentasse piscinas no verão. Esta estratégia mostra um lado mais humano da marca e aproxima-a do consumidor.