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Uma radiografia às estratégias digitais das maiores marcas portuguesas

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Uma radiografia às estratégias digitais das maiores marcas portuguesas

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Os resultados alcançados em Marketing Digital espelham-se sobretudo através do trabalho que se realiza nas redes sociais e dos resultados alcançados neste meio. Por essa mesma razão, a Digital Index Portugal 2017 analisou os resultados das maiores marcas portuguesas nas redes sociais de forma a perceber aquelas que registam melhores resultados e que assumem uma posição de liderança na corrida do digital.

Conforme podemos ler na página oficial do Digital Index, “a transformação digital da comunicação significa colocar as pessoas, agora com mais poder devido aos media sociais, no centro da tomada de decisões que afetam a reputação de marca.”

Durante vários anos, o debate sobre a transformação digital foi sempre feito numa perspetiva unicamente tecnológica, mas com o tempo tornou-se cada vez mais claro que a tecnologia por si só não conseguia modificar comportamentos nos grupos de interesse. À medida que o fenómeno digital cresceu, tornou-se mais evidente a importância da comunicação como agente transformador.

Neste estudo, a LLORENTE & CUENCA decidiu, a partir de um modelo de referência em métricas de Comunicação baseado no Integrated Assessment Framework da AMEC (Association of Measurement and Evaluation of Communication), criar a primeira edição do ranking de marcas digitais (Digital Index) para  Portugal.

Quais as 25 maiores marcas portuguesas no digital?

Após a análise 25 marcas/empresas dos principais sectores de negócio no mercado nacional – escolhidas tendo como base o artigo Exame 500 Maiores & Melhores Empresas de Portugal 2016 -, o  resultado foi a tabela que se segue:

Uma análise aos números permite-nos perceber que a NOS é de facto a marca mais relevante em Portugal. Logo depois segue-se uma das suas principais concorrentes, a MEO, e o Grupo Pestana Hotels, que regista o melhor equilíbrio entre menções positivas e negativas – parâmetro denominado como Sentimento.

 

Relativamente à relevância, parâmetro em que a NOS é líder, o sucesso é determinado com base no número de conteúdos próprios partilhados nas redes sociais e indexados nos motores de busca. A relevância é justificado através dos seus conteúdos nas redes e nos motores de pesquisa.

Por outro lado, a influência é medida pela interacção com os seguidores, área em que a MEO se destacou pelo trabalho desenvolvido junto de quem é fã das suas páginas no mundo digital. O Grupo Pestana Hotels, por seu turno, lidera no parâmetro sentimento, ou seja, o equilíbrio entre menções positivas e negativas no contexto digital.

Tendo em conta a apreciação geral destes três parâmetros, a Meo é a marca com melhor pontuação no ranking da comunicação digital deste Digital Index Portugal 2017. Seguem-se a Worten, Fnac, Vodafone, NOS, Grupo Pestana Hotels, Super Bock, IKEA, Vila Galé e TAP.

A MEO, Worten e Fnac lideram o ranking da comunicação digital em Portugal, baseada na combinação dos três indicadores da Transformação Digital (Liderança). Por sua vez, os setores das Telecomunicações e Retalho conseguem as melhores pontuações e o setor Energia, por outro lado, fecha o ranking com a pior posição em termos de Liderança.

A TAP e a Super Bock demonstram uma estratégia focada no relacionamento com os seus seguidores e na construção de comunidades, com pontuações importantes no indicador de Influência. O setor do Turismo regista o sentimento mais positivo do estudo, com o Pestana Hotels como líder deste indicador.

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