Lens Pinterest: já conhece esta nova maneira de pesquisar imagens?
No blog Estratégia Digital temos vindo, ao longo dos últimos anos, a salientar a importância crescente do Pinterest. Mesmo que ainda não ouçamos falar desta rede social todos os dias, e que o Facebook e Instagram aparentem ser mais populares, a verdade é que tudo aponta que esta é uma tendência que se vai inverter no futuro. À medida que o Pinterest cresce, e que a empresa percebe o seu potencial para crescer ainda mais, a rede social começa a traçar planos para aplicar novas tecnologias que melhorem a experiência do navegador.
É neste contexto que se instala uma nova funcionalidade introduzida pelo Pinterest: o Lens Pinterest. A ideia é que, usando a sua câmara de smarthone, possa fazer da sua pesquisa nesta aplicação de moda/lifestyle um processo mais rápido e intuitivo. A funcionalidade dá-se pelo nome de Lens e permite que o utilizador tenha a capacidade de tirar uma fotografia a um qualquer item e ter sugestões relacionadas.
Para já, a Lens ainda se encontra numa fase experimental, ainda que permita a algumas pessoas usufruir desta funcionalidade. Para utilizar o Lens Pinterest, deverá ir ao ícone da Lupa que se encontra na aplicação do Pinterest e pressionar o ícone da máquina fotográfica ao lado direito do campo de pesquisa.
Ao permitir acesso à câmara, poderá então tirar uma fotografia a um acessório de moda ou objeto de decoração e rapidamente receberá resultados com características semelhantes. Mais do que reconhecer o item que está na imagem, o Pinterest sugere ainda palavras-chave que pode pesquisar para ter ainda mais sugestões relacionadas.
Entre as várias mudanças recentes que o Pinterest aplicou ao Lens, está a introdução de uma nova funcionalidade: a capacidade de ampliar e diminuir uma fotografia, para dessa forma facilitar e afunilar a pesquisa.
O Lens Pinterest é um motor de pesquisa que, acima de tudo, procura percorrer a distância que existe entre a experiência dentro do Pinterest, o aplicativo (ou site) e o mundo real. Os utilizadores apontam a sua câmara a algo que desejam pesquisar e rapidamente recebem os resultados, que em alguns casos surgem ainda acompanhados de informações adicionais – como preço, local onde comprar ou o que podem fazer com o produto.
Esta funcionalidade, no entanto, pode dar aos anunciantes uma perspectiva acerca do comportamento do utilizador que outras plataformas, como o Facebook e o Google, não conseguem.
Ao trabalhar o Lens Pinterest para que esta se pareça ainda mais com aplicativos típicos à base de câmaras fotográficas – como o Snapchat -, o Pinterest prova que está mesmo a esforçar-se para se ajustar às normas e ao comportamento que encontraria nesses outros aplicativos. E isso não é necessariamente mau: estas aplicações foram refinadas ao longo de vários anos, de forma a mudar de uma vez por todas a experiência do utilizador.