À medida que se começam a fazer as contagens decrescentes para o final do ano, começa-se a fazer planos para 2016 e balanços sobre os últimos doze meses do ano. O que fez de janeiro em dezembro, em algumas das maiores plataformas da Internet? Que músicas vais vezes ouviu? Que publicações tiveram sucesso no Facebook?
Se gostava de fazer uma retrospetiva de 2015, este é o post certo para si. Estivemos a ver o que é que algumas das maiores plataformas da Internet prepararam a nível de retrospeção do ano. O Facebook, como é comum, lançou uma opção para fazer o review do seu ano. Mas neste post quisemos ir mais longe e incluímos nesta lista outras opções, entre os quais o Spotify e até mesmo o YouTube.
Preparado para fazer uma última avaliação do que fez e foi feito na Internet em 2015? Vamos lá então!
A maior plataforma de streaming de momento está presente no computador e dispositivos móveis de milhares de utilizadores da Internet. Se é esse o seu caso, propomos-lhe que veja aquilo que mais ouviu durante 2015. Tudo o que precisa de fazer é de visitar a página Year in Music do Spotify e esperar que os resultados sincronizem. Depois deixe-se levar pelas estatísticas e fique surpreendido por descobrir qual a primeira música que ouviu em 2015, quais as mais tocadas e como variaram os seus gostos durante as 4 estações do ano.
Ainda que não permita ver quais os temas que cada utilizador procurou pessoalmente, o Google permite ver aquilo que mais se falou na Internet durante o ano. O atentado em Paris domina as tabelas, assim como o lançamento do novo filme do Star Wars e a descoberta de água em Marte. O mais surpreendente é o facto de que o vestido azul e preto (ou seria branco e dourado?) que correu a Internet no início do ano figura também entre os tópicos mais procurados. Para ver que outros assuntos foram mais falados este ano, visite A Year In Search do Google Trends.
E que tal fazer o A Year in Review no Facebook para descobrir aquelas que foram as suas publicações mais gostadas? Embora esta ideia nem sempre tenha corrido bem à maior rede social do mundo, regra geral esta app funciona e permite ver e rever algumas das publicações mais importantes do ano. Por outro lado, pode também verificar aqui quais os assuntos mais falados no Facebook durante o ano.
O YouTube faz parte do Google e, uma vez mais, apresenta-nos uma opção que permite ver os vídeos foram mais vistos durante o ano. Estes são resultados apresentados tomando em consideração os dados de toda a Internet e não de cada utilizador. Ainda assim, os resultados não deixam de ser interessantes. O mais engraçado deste canal é que mostra também os vídeos que foram mais populares nos últimos dez anos, até 2005: uma viagem no tempo que promete enche-lo de nostalgia.
Todos os designers que desejam partilhar o seu portfólio na Internet já ouviram certamente falar do Behance. Esta plataforma, que permite partilhar trabalhos entre artistas, surpreendeu os utilizadores em 2015 lançando uma opção de retrospetiva que permite ver trabalhos, fotografias, imagens assim como descobrir dados sobre o comportamento dos utilizadores que, por exemplo, utilizaram o vermelho #FF0000 mais do que qualquer outro cor ao longo do ano.