A importância do Link Building para o PageRank
Já se perguntou como fazer o seu site aparecer no Google? E porque é que ele não aparece logo na primeira página? Se quer obter a resposta a estas perguntas enumeramos algumas dicas neste artigo para que entenda a importância do conceito de Link Building aplicado ao PageRank.
Se trabalhar na área do marketing digital certamente saberá que um dos critérios mais importantes para o Google é o PageRank.
Para o Google, a web é, além de uma rede de pessoas, uma rede de páginas que se interconectam. Quanto mais interconectadas estiverem as páginas do site, melhor vistas pelo Google elas serão.
Mas, afinal o que é o PageRank? É, nada mais nada menos, do que a importância que o Google atribui à sua página. Para obter uma melhor classificação, é necessária a implementação de uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization).
Há medida que a implementa, o Google reconhecerá mais valor ao seu website e você começará a subir na lista de resultados apresentados pelo motor de busca.
Para conseguir um bom PageRank é importante que haja links externos apontando para si que tenham relevância para o negócio. Ou seja, é necessário que os outros o reconheçam e partilhem e utilizem a informação que você disponibiliza.
Além disso, para o Google importa a quantidade de links, mas também a qualidade destes. É o famoso trabalho de link building.
O que é o Link Building?
A técnica para conseguir links para um site chama-se link building (literalmente, construir links externos apontando para o site). É fundamental ter um conteúdo interessante e relevante para o mercado para que uma boa quantidade de sites externos aponte para o site em questão.
Na implementação desta estratégia, é necessário investir não só na criação de links para outras páginas de renome, como criar uma cadeia de links internos. Isto significa que o seu site possui uma estrutura coesa e que os assuntos abordados no seu interior se relacionam e complementam entre si.
A qualidade de um link a partir de um site está diretamente ligada à importância que o Google dá para esse site, mas também à relevância desse site para o negócio. Essa relevância é dada principalmente pelo universo semântico comum entre os dois sites. As palavras-chave comuns, principalmente.
Por exemplo, se tem um negócio com produtos de poupança seria ideal que o site de venda de produtos online tivesse diversas outras páginas externas relacionadas com Poupança com links apontando para o site principal.
Para saber qual o seu PageRank existem na Internet várias ferramentas como o PRTracking (http://www.prtracking.com/rank) ou o Check Page Rank (http://checkpagerank.net/). Avalie o seu e faça uma pesquisa para descobrir qual o dos seus concorrentes. Desta forma, poderá ter uma boa perceção da posição que ocupa.
Entre na corrida por um lugar na pesquisa orgânica do Google, melhore a sua estratégia e consiga resultados que o vão surpreender. Estabeleça metas e faça o exercício de avaliar o PageRank antes da implementação da estratégia e depois da execução da mesma.
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