Desconhece qual a real importância das Consultas de Pesquisa no Webmasters? Neste artigo expomos claramente porque razão deve estar atento a esta análise proporcionada pela ferramenta gratuita do Google Webmasters.
A página de Consultas de pesquisa do Webmasters exibe as consultas impressas dos termos e palavras-chave do Google que retornaram URLs para o seu website. Também é possível ver informações sobre as páginas do site que são vistas com mais frequência nos resultados da pesquisa (principais páginas) e comparar as médias diárias do período selecionado com as médias diárias do período anterior.
Por padrão, o Google Webmasters exibe os últimos 30 dias de dados. No entanto, pode usar o calendário acima do gráfico para definir o período desejado para o relatório.
O relatório “Consultas de pesquisa” apresenta os seguintes elementos:
Consultas: o número total de consultas de pesquisa que retornaram páginas do seu website num determinado período específico.
Lista de consultas: especifica os tipos de consultas de utilizadores que resultaram na exibição do website nos resultados da pesquisa. As Ferramentas do Google para Webmasters exibem dados das principais 2.000 consultas que retornaram ao site pelo menos uma vez nos resultados da pesquisa. Esta lista reflete os filtros que estão configurados, por exemplo, uma consulta de pesquisa para [hospital] em google.pt é contada separadamente da consulta de [hospital] em google.com.
Impressões: indica claramente o número de vezes que as páginas do seu website foram exibidas nos resultados da pesquisa. (Com alteração também exibe o aumento ou a redução na média diária em comparação ao período anterior). É um dado muito relevante para entender como está a funcionar a implementação das técnicas SEO que aplicou na sua Estratégia Digital. Deverá ter especial análise às palavras-chave relevantes para o seu negócio.
Cliques: o número de vezes que os utilizadores clicaram nas impressões geradas pelo seu website nos resultados da pesquisa para uma consulta específica de determinadas palavras-chave. (Com alteração também exibe a percentagem de aumento/redução na média diária em comparação ao período anterior).
CTR (taxa de cliques): a percentagem de impressões que resultaram num clique para o seu website. É obrigatório analisar quais as palavras-chave e termos pesquisados que obtêm melhores resultados! (Com alteração também exibe a percentagem de aumento e redução na média de CTR diária em comparação ao período anterior. Por exemplo, se a sua CTR variou de 40% para 30%, esta coluna exibe uma alteração de -10).
Posição média: a posição média principal do seu website na página de resultados da pesquisa para os termos em questão é um dado ultra-importante, pois indica de modo extremamente simples e eficaz quais são as palavras-chave do seu website que estão na primeira página do Google, ou seja, com posição média até ao valor 10. (Com alteração também exibe a mudança em comparação ao período anterior. A cor verde indica que a posição principal média de seu site está a melhorar).
Para calcular a posição média, o webmaster leva em consideração o URL com melhor classificação do site para uma consulta específica. Por exemplo, se a consulta de Hospital retornar o site na posição nº 1 e 2 dos resultados da pesquisa, e a consulta de Clinica retornar o site nas posições nº 2 e 7, a posição principal média será 1,5.
Podemos ver os dados do histórico de até 90 dias. No entanto, só podemos ver os dados alterados para períodos de 30 dias ou menos. Veja este vídeo do Google Webmasters para entender melhor todo este conceito.
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