9 Exemplos de imagens para partilhar nas redes sociais
Há muito mais para além de informação textual quando falamos em marketing de conteúdo. Embora os profissionais de comunicação tenham tendência para se fixarem na produção de texto, aquilo que podem ganhar com conteúdos visuais não deve ser esquecido.
Sim, os textos permitem-nos explorar melhor um tema, especialmente quando queremos apresentar argumentos que sustentem a nossa ideia. Porém, pela perspetiva da audiência, este tipo de conteúdos pode tornar-se aborrecido e maçador.
Dizem frequentemente que uma imagem vale mais do que mil palavras. Embora, por cá, não acreditemos a 100% nesta suma, temos de concordar que em certas ocasiões uma fotografia ou vídeo pode refletir melhor a mensagem que queremos veicular.
Por essa mesma razão, decidimos poupar nas palavras e passar para ao que realmente interessa: as imagens enquanto conteúdo. Recordamos que pode incluir na sua estratégia digital este 9 tipos de conteúdos visuais e conseguir resultados incríveis.
Tipos de imagens para partilhar nas redes sociais
Fotografias apelativas
Não há receita mágica para fazer uma fotografia apelativa. No fundo, trata-se de analisar o gosto da sua audiência e fotografar aquilo que eles gostariam de ver. Mais de 90% das pessoas diz que ver o produto antes de o comprar é um importante fator de decisão, mas existem outros tipos de imagens que pode usar: falamos por exemplo de fotografias de bastidores e imagens tiradas na rua com possíveis internautas
Frases inspiradoras
As frases inspiradoras chamam a atenção das pessoas. Normalmente são trechos de livros ou partes de filmes famosos que são conhecidos do público. Para que a comunicação seja otimizada, o melhor será definir um template que inclua uma marca de água ou qualquer outro tipo de marca institucional. Qual a vantagem? Mesmo que imagem seja partilhada, todos saberão que é versão orginal lhe pertence.
Call to actions Fortes
Quando está a promover algum produto ou procura dar destaque a algo limitado, faça questão de usar um call to action forte. O que é um call to action? De forma simples, estas são palavras que nos instigam a tomar uma determinada ação. As mais óbvias são “compre”, mas há várias que podem ser usadas de acordo com a situação. Segundo um estudo recente, cerca de 70% dos negócios não usam esta técnica, pelo que as call to actions poderão ser uma mais-valia a seu favor.
Imagens com marca institucional
Há pouco já referimos a importância desta técnica a propósito das frases inspiradoras. O que aconselhamos é que use a marca em todas as imagens, além das frases. Estabeleça um modelo padrão, capaz de ser replicado a todas as fotografias. Verá que, com o tempo, as pessoas ficarão cada vez mais familiarizadas com o seu logo, criando a ideia mental da identidade da marca.
Infográficos interessantes
O truque para fazer infográficos interessantes está na junção de dois aspectos: números/informação interessantes e um trabalho de design capaz de simplificar a informação. Na altura de trabalhar a informação, una diferentes elementos, conjugando mapas, cores, gráficos e números variados.
Vídeos atrativos
Recentemente redes como o Facebook têm aumentado a importância dos vídeos. Mais de 64% dos usuários estão inclinados a comprar produtos online depois de verem vídeos. A estratégia ainda não é completamente explorada, o que representa uma oportunidade para que tome a dianteira. Na altura de criar os vídeos, pense no impacto junto da audiência e procure que estes sejam incluídos numa estratégia global.
Dicas e tutoriais
Em áreas mais técnicas ou onde existem vários conselhos a dar, pode ser uma boa opção deixar dicas e tutoriais de como fazer isto ou aquilo. As dicas devem ser trabalhadas sob a forma de ilustração: um exemplo muito simples são os blogs de culinária, onde através de imagens pode ir deixando truques simples ou até mesmo receitas completas.
Screenshots com instruções
Se o seu nicho é a programação, design ou comunicação, uma alternativa aos tutoriais de que lhe falamos são os screenshots. Basta tirar um printscreen e deixar indicações na própria imagem ou na descrição. Desta forma, estará não só a diversificar os conteúdos partilhados, mas também a criar o sentimento de autoridade e gratidão junto da audiência.
Perguntas desafiantes
Uma das vantagens das perguntas desafiantes está na interação. Pode inclusive dar hipóteses de resposta e deixar uma recompensa para quem responder acertadamente a mais questões. Ao fazê-lo está a incitar a discussão entre os seus seguidores que inevitavelmente vão partilhar opiniões e explicar porque motivo uma resposta está correta e a outra não.