IFTTT: como simplificar a gestão das redes sociais?

Com o ritmo a que os conteúdos se processam na Internet torna-se difícil manter a par de tudo o que se passa. Publicações a sair constantemente no Facebook, e-mails a chegar a toda a hora e momento e seguidores novos no Twitter de minuto a minuto. O responsável pela estratégia de Marketing Digital de uma empresa pode começar a desesperar com tantas tarefas a acontecer em simultâneo.

A questão é que às vezes parte do trabalho executado é uma repetição. Uma publicação que sai no Instagram, por exemplo, tem depois de ser inserida manualmente no Facebook, no Twitter, no Pinterest e até mesmo no Google+. Isto torna-se absolutamente rotineiro e toma-nos algum tempo que poderia ser poupado se o processo fosse automatizado.

O mesmo acontece com as fotografias. É uma daquelas pessoas que faz cópias de todas as fotografias onde aparece? Porque não guardá-las então no Dropbox, de forma automática, sempre que publicar uma delas no Facebook ou quando alguém o marcar numa imagem em qualquer outra rede social? Porque não automatizar vários processos que, por norma, acontecem em cadeia?

É isso mesmo que propõe a plataforma IFTTT. Trata-se de uma abreviatura para a expressão “If This Then That” (Se Isto Então Aquilo) e permite criar “receitas” que, mesmo não sendo mágicas, funcionam como magia. Explicamos todo o processo e potencial deste serviço web nos parágrafos seguintes.

IFTTT: se sou prático, então invisto em IFTTT

O IFTTT permite que os utilizadores criem sequências de tarefas no mais variado tipo de serviços online, desde o Gmail às redes sociais. Desta forma, é possível ter maior controlo sobre os produtos, aplicativos e serviços online que usa diariamente. Estas sequências de tarefas são as chamadas receitas e podem ser usadas tanto por grandes empresas como a nível pessoal. Para que melhor entenda este serviço, explicamos cuidadosamente os dois tipos de receitas que existem na plataforma.

Começamos pelas receitas DO que foram criadas para simplificar pequenas tarefas. Estas são receitas básicas que podem ser utilizadas em aplicativos para iOS e Android e que permitem fazer tarefas concretas com um simples clique. Se costuma mandar uma mensagem a alguém sempre que sai do trabalho, só para dizer que está a ir para casa, então está habituado ao mesmo processo: ir até à caixa de mensagens, carregar nas teclas, compor uma mensagem e carregar em enviar.

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Mas e se pudesse simplesmente carregar num botão e enviar a mensagem automaticamente? Este é apenas um dos muitos exemplos que existem disponíveis no site do IFTTT, prontos a ser descarregados pelo utilizador. A ele juntam-se outros botões, como “Escrever um tweet”, “Mandar e-mail” ou “Escrever uma nota”. Basta carregar no botão no ambiente de trabalho do seu dispositivo móvel e executar de imediato uma função que, manualmente, implica a execução de outros passos.

Por outro lado, existem as receitas IF. Se as receitas DO podem ser extremamente valiosas a nível pessoal, as IF funcionam especialmente bem a nível empresarial. Ainda assim, isto não implica que os dois tipos de receita não possam ser usadas seja para que fins forem.

Para que melhor perceba como isto funciona, apresentamos a seguinte receita como exemplo: “Se partilhar uma fotografia no Instagram, então partilhar também no Facebook”. Ao ativar este mecanismo, o IFTTT ocupa-se de executar o pedido que lhe foi solicitado. Este é um tipo de operação que funciona em background e que cria pontes entre os diferentes aplicativos que usa online.

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