Para quem tem de escrever todos os dias ou regularmente conteúdo e assim nutrir o relacionamento com o seu público e manter e aumentar as suas vendas, há sempre o risco daquele dia em que não há nenhuma ideia à vista. A verdade é que escrever e ter boas ideias não depende somente de inspiração, mas de constante pesquisa.
Para esses momentos, existem uma série de recursos disponíveis que podem servir de fonte de inspiração e até mesmo abrir novas perspectivas e ambições sobre o seu produto ou serviço, de forma a continuar a satisfazer cada vez mais e melhor as necessidades do seu público. Afinal de contas o que importa é melhorar a qualidade de vida do consumidor.
Então, os momentos de aparente falta de inspiração podem passar a ser uma oportunidade para abrir horizontes sobre o seu cliente e a relação com o seu produto e investigar e recolher mais informação sobre o mercado onde se integra. Comunicar de forma regular e com qualidade é fundamental em qualquer relacionamento. Leia aqui como criar e aceder à sua fonte de ideias!
Encontre e navegue os sites do teu ramo e encontre os artigos com maior participação, para perceber quais são os temas mais recentes e vibrantes. Conheça melhor a realidade do seu cliente e descubra mais sobre o que ele precisa: “Que desafios tem na sua vida? Como o seu produto o pode ajudar?”, etc.
A sua página de internet também deve ter uma seção de comentários, para dar oportunidade a comentários, que passam a ser ideias de novos posts. Por exemplo, pode ler um comentário sobre uma dúvida e criar o conteúdo que dá resposta.
Basta ir ao google, escrever o nome da sua indústria, ramo, serviço ou produto + “fórum”. E vislumbre-se com a quantidade de resultados que surgem. Lembre-se de consultar também o mercado internacional. Para tal, repita o processo mas numa língua estrangeira e/ou use a pesquisa avançada do google para obter resultados em páginas de determinados países.
A arte de storytelling é verdadeiramente antiga e sempre foi usada para transmitir mensagens e casos reais de sucesso ou insucesso que inspiram o leitor. Use a sua experiência pessoal e dê voz ao seu coração, pois todos gostamos de histórias e o leitor gosta de se relacionar com o que lê. Afinal todos somos humanos e gostamos de nos conectar uns com os outros nos bons e nos maus momentos e aprender a ultrapassar desafios.
Ainda na linha do storytelling, investigar as páginas pessoais de personalidades famosas e conectadas com o seu ramo. Visite a página deles no Instagram, Facebook, Linkedin, etc e publique relatos que eles partilham.
Na falta de alguma personalidade associada ao seu produto, estabeleça ligação com o seu consumidor e faça-lhes entrevistas e estude bem as perguntas a fazer para que possa recolher boa informação e abrir possibilidades de excelente ideias de conteúdo, ao mesmo tempo que dá voz ao seu leitor, algo que apreciado por qualquer ser humano.
Saia da sua zona de conforto e amplie os seus horizontes. Quando saímos do que é habitual e lemos outros escritores ou copywriters, abrimos as portas de oportunidade para encontrarmos temas ou perspectivas, que podem verdadeiramente mexer conosco e nos oferecerem novas visões. Inspirar porém não é copiar.
Depois de ler outros autores é altura de investigar dentro de si mesmo. Quando encontra um texto carismático, que lhe abre horizontes, reflicta sobre o efeito que teve em si mesmo. De seguida, partilhe essa experiência e revista esse conteúdo através dos seus olhos e do seu sentir. Como ser único que é, vai ter uma abordagem única embora o tema possa ser o mesmo.
Para além de pesquisar e gerar boas ideias, invista em facilitar o acesso ao seu novo artigo de forma rápida e agradável. Lembre-se que investir na velocidade do seu website vai determinar o interesse do seu potencial cliente e destacar-se dos demais. Escolha uma opção de hospedagem eficaz, com serviço de apoio e um plano que se adeque às suas necessidades, como por exemplo o Hostinger. Leia avaliações e opiniões especializadas sobre serviços de hospedagem, encontre as melhores soluções e escolha o seu plano.
Torne o seu site mais ágil e simpático e ofereça uma experiência otimizada ao visitante. A maioria das pessoas espera que um site descarregue em menos de 5 segundos. Se pensar que o propósito da sua pesquisa e do novo texto é que este seja lido, vai querer escolher o melhor serviço de hospedagem.
Nem toda a pesquisa tem de estar diretamente relacionada com o seu cliente ou com o objectivo de produzir algo. Quanto mais se nutrir e se educar constantemente, mais exercita o músculo da criatividade e da expansão.
Obviamente que ler e estudar livros de produção de conteúdo, marketing, coaching pessoal, entre outros temas são parte fundamental de quem deseja saber sempre mais e melhor. Então, uma receita simples e prática para quem não tem tempo, é ler uma ou duas páginas mesmo antes de dormir. Deixe o seu subconsciente ser alimentado mesmo antes de mergulhar no seu sono merecido.
Veja bons filmes e séries com um olhar atento ao guião, diálogos e perspectivas. A ideia aqui não é tanto sobre produzir conteúdos em relação ao que vê, mas alimentar de forma relaxada e prazerosa a sua mente.leitor É importante criar hábitos pessoais que promovam o seu equilíbrio entre dar (conteúdo) e receber (ver, ler, estudar), para que de forma orgânica crie em si mesmo condições naturais para ter mais insights que se podem tornar grandes ideias.
Mas afinal de onde vêm as ideias? Como já abordámos neste artigo, é importante nutrir a mente e pesquisar e rechear-mo-nos de informação. No entanto, existe também um fator essencial que merece a sua atenção. Com certeza já teve ideias enquanto tomava um duche ou dava uma caminhada, etc, ou seja, quando menos esperava.
Por isso, use também esta “tecnologia” natural e dê-se a si mesmo momentos de pausa, de relaxamento, medite ou entretenha-se com uma atividade que gosta, faça exercício, receba uma massagem ou, se tiver possibilidade, faça uma sesta. Vai dar tempo ao seu subconsciente de moldar e tecer todos os dados que tem recolhido e dar espaço a que a ideia surja por si mesma. Tente e surpreenda-se com os resultados.
A última sugestão e resumindo o artigo é que crie a sua própria fórmula de pesquisa detalhada e diversificada e que faça questão de incluir momentos de relaxamento ou dedicação a outras atividades que gosta. O segredo do sucesso e de acesso à sua fonte de ideias única encontra-se nesse equilíbrio. Teste por si mesmo.
Ninguém é igual a si e aí reside a sua originalidade e o seu poder de criar conteúdo de qualidade e eficaz. Espero que pratique, pratique e pratique as sugestões apresentadas, como ingredientes a adicionar à sua rotina pessoal e certamente vai obter resultados. Permita-se trabalhar arduamente, descansar profundamente e dedicar-se ao que lhe dá gosto, crie uma vida de qualidade e isso reflecte-se em tudo o que faz.