Quanto é que o Facebook está a ganhar consigo?
O Facebook é inegavelmente a maior rede social do mundo. A plataforma fundada por Mark Zuckerberg em 2004, que não passava inicialmente de uma brincadeira entre amigos, mudou de forma avassaladora as nossas vidas. Hoje, estima-se que 1,79 mil milhões de pessoas mantenham contas ativas no Facebook, acompanhando e publicando regularmente novos conteúdos.
No entanto, apesar de usarmos o Facebook e de reconhecermos na plataforma grandes potencialidades, por vezes não temos de facto a noção sobre o que está por detrás desta grande máquina. E quanto dinheiro gera por utilizador. É isso mesmo que nos traz hoje a este post: quanto está a ganhar o Facebook com cada um dos seus utilizadores? O Facebook Data Validation Tool surgiu para responder a isto.
A ideia partiu de três investigadores da Universidade madrilena Carlos III. Ángel Cuevas, Ruben Cuevas e José González decidiram que estava na hora de desenvolver uma ferramenta que permitisse saber quanto é que o Facebook ganha cada vez que acedemos à rede social.
Assim, nasce o Facebook Data Validation Tool (FDVT), uma extensão para o navegador que cria um perfil baseado nos interesses do utilizador e disponibiliza a informação referente aos ganhos da empresa.
De acordo com o jornal El Español, o Facebook chegou mesmo a publicar no início de novembro as estatísticas mais recentes que mostravam uma média de 1.180 milhões de acessos diários. Isto, por sua vez, traduzia-se na arrecadação de aproximadamente 6.255 milhões de euros em publicidade.
A pensar nestes números, os três investigadores decidiram criar o FDVT para ajudar cada utilizador a perceber quanto é que ganha a rede social com o perfil pessoal de cada um.
Ángel Cuevas contou ao El Español que “os anunciantes pagam para mostrar os anúncios aos utilizadores e o que o Facebook permite é dirigir a publicidade a um determinado perfil: ‘por exemplo terem 30 a 40 anos, que vivam em Madrid e que gostem de Coca-Cola’”.
Para instalar a extensão, basta fazer o download aqui. Logo depois terá de preencher apenas alguns dados pessoais como é o caso da sua localização, a idade, se é homem ou mulher e se é casado ou solteiro. Uma vez concedidos estes dados, é criado um perfil que permite ver quanto é que a rede social está a receber pelos anúncios que são mostrados ao utilizador naquele momento.
Facebook continua a cada dia um misterio… Quando achamos que sabemos muito dele , vem a mudanca..