Home / Marketing digital /

Como o Facebook Messenger irá mudar no futuro

facebook messenger

Como o Facebook Messenger irá mudar no futuro

Share this article

 

O Facebook é a maior rede social do mundo e por isso mesmo tem uma grande responsabilidade para com os milhares de milhões de utilizadores que todos os dias partilham conteúdos nas suas páginas pessoais. Como bem sabemos, uma das tendências emergentes da atualidade é o mobile. Por muito que o Facebook já tenha tomado medidas para se adaptar a esta realidade cada vez mais móvel – criando apps para smartphones e tablets – a empresa de Mark Zuckerberg procura inovar ainda mais.

Em abril de 2016, Mark Zuckerberg anunciou que o Facebook Messenger – uma das funcionalidades mais utilizadas do Facebook, que permite dialogar com todos os contactos – ia passar a contar com aquilo a que chamou de “chatbots”. Uma vez que somos de Marketing Digital, conseguimos perceber facilmente onde quer o criador do Facebook chegar com isto. Afinal de contas, sabemos bem como funciona o Google com os seus bots.

Porém, os “chatbots” do Facebook Messenger assumem-se antes como softwares de inteligência artificial capazes de compreender e simular conversas com seres humanos. Exatamente como se tivéssemos de falar com um robot – como é o caso da Siri, que se encontra disponível nos dispositivos iOS – que é capaz de nos responder como se fosse um dos nossos amigos.

OCTOSUITE é uma nova app que permite encontrar e publicar em massa conteúdos virais em várias redes sociais, incluindo páginas de fãs e grupos do Facebook. Leia a Review AQUI.

octosuite-insta

Facebook Messenger: qual a utilidade destes chatbots?

Através destes chatbots, os utilizadores podem interagir facilmente com determinadas empresas no Facebook – conseguindo respostas a dúvidas que tenham – mas podem também pedir uma previsão do tempo, solicitar notícias sobre o que se passa à volta do mundo ou ainda encomendar flores.

 

“Não conheço uma pessoa que goste de falar por telefone com uma empresa ou que tenha de instalar um aplicativo sempre que quiser usar algo. Por isso transformamos o Messenger num aplicativo para que as empresas comuniquem diretamente com os utilizadores”, revelou o CEO do Facebook.

Se achava que esta ideia era inovadora, fique então a saber que o Facebook não é pioneiro na utilização de chatbots. Na China, o popular aplicativo de conversação WeChat já permite que as pessoas façam compras, contactem empresas e até paguem contas através da mesma interface.  A única diferença é que enquanto o Facebook Messenger espera que os utilizadores digitem aquilo que querem, na app do WeChat existem já botões que correspondem a cada comando que quiser executar.

Embora esta seja ainda uma ideia em desnevolvimento, Zuckerberg espera que estas novas funcionalidades estejam disponíveis para o utilizador comum dentro de alguns meses. Antes disso, é preciso assegurar que os bots do Facebook  ficam mais inteligentes, ou seja, que sejam capazes de entender a linguagem do dia-a-dia de cada utilizador. Os especialistas apontam que essa não será uma tarefa complicada, já que grande parte dos 900 milhões de utilizadores, ao experimentar a novidade, fornecerão dados ao sistema e o ajudarão a melhorar.

PS – Se procura uma solução ótima para ganhar seguidores e aumentar engajamento em fanpages do Facebook então leia de imediato o artigo Tutorial WP Fan Machine 2.0: aplicativo para ganhar curtidas no Facebook (Parte I)

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *