O Facebook divulgou uma retrospetiva do ano 2018 em Portugal, destacando as principais formas como pessoas de todo o mundo, e no nosso país, se ligaram às suas comunidades na rede social.
Em Portugal, os 10 assuntos mais discutidos em 2018 na maior rede social do Mundo foram os seguintes:
O Facebook viu também diversas comunidades reunirem-se para celebrar momentos.
Os maiores eventos, organizados no Facebook, em Portugal, ao longo do ano:
A nível global, os eventos que mais se destacaram no Facebook foram:
Mais de 383 milhões de fãs de futebol de todo mundo foram ao Facebook para apoiar as suas equipas favoritas através de 2,3 mil milhões de publicações, comentários, reações e partilhas. A vitória da França no dia 15 de julho foi um dos momentos mais discutidos do ano.
Os Philadelphia Eagles asseguraram a primeira vitória no Super Bowl contra os New England Patriots, no dia 4 de fevereiro. Mais de 62 milhões de pessoas foram ao Facebook depois do passe incompleto Hail Mary de Tom Brady no fim do jogo, e o concerto de Justin Timberlake no intervalo em tributo ao Prince.
O casamento do Príncipe Harry com Meghan Markle, no dia 19 de maio, juntou 42 milhões de pessoas no Facebook que fizeram publicações sobre a cerimónia, os recém-casados, e toda a pompa e circunstância.
Relativamente aos vídeos em direto, o que mais se
destacou em Portugal foi o de uma
atuação da acordeonista Rita Melo:
A nível internacional, os 3 assuntos mais discutidos no Facebook foram os seguintes:
Pelo segundo ano consecutivo, o Dia Internacional da Mulher – 8 de Março, foi o assunto mais mencionado. Mas em 2018, as conversas sobre este momento foram mais longe que o próprio dia. Mulheres e homens de todo o mundo discutiram um variado conjunto de tópicos, problemas, e causas relacionadas com a mulher.
Sobreviventes da violência em Parkland, Flórida, anunciaram o movimento “March for Our Lives” no dia 18 de fevereiro, que motivou conversas e ações por todo mundo. No mês seguinte, mais de 1 milhão de pessoas demonstraram interesse em participar no evento do Facebook, e mais de 2.5 milhões de dólares foram doados através do Facebook Fundraisers.
As eleições presidenciais no Brasil, no dia 7 de outubro, e as eleições intercalares nos Estados Unidos, dia 6 de novembro, foram os momentos principais de conversa sobre voto e mudanças locais no governo.