Facebook e negócios: como ter sucesso nas redes sociais

Não é por mero acaso que o Facebook tem uma grande importância na estratégia de comunicação de uma empresa.

Hoje, esta é a maior rede social do mundo, agregando em si mais 1,3 mil milhões de utilizadores, provenientes de todos os cantos do mundo. Na plataforma, milhares de mensagens foram trocadas, outras milhares de publicações foram partilhadas e milhões de curtidas foram clicadas só enquanto lia esta frase. Toda uma comunidade interage a cada instante, garantindo que o Facebook continue a crescer.

Criada em 2004 por Mark Zuckerberg, a rede social Facebook – originalmente chamada The Facebook – começou por ser apenas uma rede dirigida aos estudantes da Universidade de Harvard. Mas à medida que o sucesso ia crescendo, e o número de utilizadores também, a rede acabou por se tornar num dos maiores websites do mundo. Em Portugal, chega a ser mesmo um dos websites mais visitados.

Assim, falando agora no contexto empresarial, temos de reconhecer desde logo que o Facebook está cheio de potenciais para a sua empresa. Em primeiro lugar, a vasta audiência que pode impactar; em segundo lugar, o Facebook permite segmentar de maneira exata o público-alvo quando se realizam ações promocionais.

É a partir disto que passamos então para o passo a seguir: como usar o Facebook como arma para alavancar o seu negócio.

Facebook e negócios: 2 táticas que pode (e deve) usar

1 – Tarefas diárias

Se criou uma página de fãs para a sua empresa no Facebook, recomendamos que invista em tarefas diárias. A ideia é manter a página ativa para que os seguidores entendam que não é apenas mais uma conta Facebook criada para marcar a presença de uma empresa. Seja ativo, faça likes diários, shares esporádicos de outras páginas de Facebook, entre outros.

Para quem tem um blog, é aconselhável ainda a partilha de posts. Mas cuidado para não exagerar e encher o feed dos outros utilizadores com inúmeras publicações suas. Para garantir um ritmo saudável, limite-se a no máximo 3 publicações diárias.

Os posts no Facebook devem ser curtos e devemos ter a atenção de variar o tipo de conteúdos publicados: texto, imagem ou vídeos. Caso pretenda divulgar serviços/produtos da sua empresa, faça-o apenas de 5 em 5 posts. Desta forma, estará a criar uma comunicação equilibrada e atrativa que assenta numa equação de 80% de conteúdo e 20% de venda.

 

2 – Facebook Ads

Está mais do que comprovado que investir em publicidade na maior rede social do mundo pode trazer grandes benefícios para as empresas, principalmente na construção de uma base de seguidores qualificados.

Os anúncios do Facebook Ads são segmentados e trabalham sobre uma espécie de base de dados que reúne todas as informações, “likes”, “partilhas” e páginas visitadas de todos os utilizadores da rede social. Assim, a partir das características de cada pessoa, o Facebook cria automaticamente um grupo específico de pessoas a quem realmente o assunto do seu negócio poderá interessar.

Contudo, siga o nosso conselho: numa etapa inicial, não promova diretamente os serviços da sua empresa. O primeiro contacto deve culminar no estabelecimento de uma relação a longo prazo: redirecione o utilizador para o seu blog ou para uma Isca Digital.

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