Se tem um pequeno negócio ou pretende lançar-se brevemente no mercado online, é necessário ter em consideração certos aspetos. Falamos, naturalmente, da forma como vai produzir conteúdos e escrever para Internet.
Apesar de não merecerem tanta atenção como deviam, são os conteúdos que vão captar o público e determinar se a visita ao website merece ser convertida em venda.
Escrever é fácil, mas escrever para Internet e produzir conteúdos que se traduzam num maior engajamento dos consumidores é uma capacidade que merece ser desenvolvida.
Neste post, debruçamo-nos sobre esta temática e propomos 16 dicas infalíveis para escrever para Internet.
Procure usar corretamente o idioma do seu público e evite usar termos complicados. Aborde os maiores problemas do público e ofereça soluções criativas. Crie uma persona à volta do tipo de visitas que o seu website costuma atrair. Baseie-se nos seus melhores clientes para definir este perfil. Depois, imagine que está a ter um diálogo com essa persona.
Conte histórias que criem imagens mentais e ajude o público a conectar essa história ao seu negócio. Responda à pergunta “porquê?” e não a “o quê?” e “como?”. Ao partilhar com o público a sua experiência e opinião, vai produzir conteúdo exclusivo e destacar-se entre as outras empresas.
Dê exemplos para que os clientes percebam como o produto/serviço pode resolver um problema. Procure depoimentos de quem já usou o produto e reconheceu a sua eficácia.
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A produção de grandes quantidades de conteúdo mal escrito não vai ajudar o público. Além disso, a reputação da empresa sai prejudicada. Pense sempre em incluir elementos que possam provocar ações imediatas.
O que é que você lê todos os dias? Os grandes escritores são, antes de tudo, grandes leitores. Expanda a sua lista de leitura a outras indústrias e formatos. PDFs e podcasts contam: nem toda a escrita tem de viver no papel.
O Google é uma ferramenta incrível com alcance mundial. Tire algum tempo para investigar outro escritores que falem do tema que você vai abordar. O que é que eles fazem bem? O que é que você pode melhorar?
Atenção à ortografia. Sempre que tiver uma dúvida, consulte ferramentas online como o Priberam ou a Infopédia.
Complete a frase: “Sou especialista em ____________.” A escrita dos seus contéudos deve basear-se no resultado dessa frase que, a partir de então, será tão importante como um lema de vida. Se tiver dificuldade em definir-se, procure a opinião dos seus colegas e clientes.
O poder da fotografia nunca pode ser esquecido. Use imagens para preencher lacunas onde as palavras não chegam. Se não consegue explicar um determinado conceito, apoie-se nas imagens para ajudar os seus leitores a entender o que dizer. Acima de tudo, as imagens permitem ao leitor fazer uma pausa após grandes blocos de texto.
Todos os escritores precisam de um editor, principalmente naquela fase inicial em que começam a ser produzidos os primeiros textos. Peça a um amigo ou colega para dar uma vista de olhos no texto e corrigir erros em falta ou opinar sobre a construção de algumas frases.
Faça sempre o seu trabalho de casa e uma investigação ao assunto sobre o qual vai escrever para Internet. Mesmo que seja um expert no assunto, é sempre necessário fazer uma pesquisa. Desta forma, sabe como é que o assunto foi abordado por outras pessoas e se a informação está atualizada. Se necessário, atribua recursos e links às fontes.
Faça uma lista de ideias, não importa o quão impossíveis possam parecer. O que importa é ter as ideias e pensar em formas de a usar. Além disso, você, enquanto escritor, nunca sabe o que pode usar no futuro. Ao escolher uma ideia, mantenha-se coerente com ela. As grandes ideias de nada valem se não tiverem coerência.
O escritor Hermingway disse uma vez “escreva bêbado, edite sóbrio.” Na verdade, esta frase não poderia estar mais certa. O primeiro rascunho de um texto nunca vai sair bem. Ainda assim, será ele o primeiro esboço, o esqueleto. Ao editar, vai acrescentar o que faltava, melhorar o que lá está e eliminar o que é dispensável.
Esteja atento a tudo o que se passa à sua volta. Confira novos blogs, tente perceber quais as áreas de interesse dos seus clientes, verifique o Google Trends. Subscreva ainda as newsletters dos seus clientes, fornecedores e outros provedores de conteúdo interessantes. Qualquer novidade pode despoletar mais do que uma ideia para novos conteúdos!
Peça feedback através do seu blog e contas nas redes sociais. A opinião do público é essencial para definir os seus conteúdos no futuro. Considere ainda a hipótese de receber a opinião do público através de e-mail.
Para qualquer conteúdo que criar, defina o resultado esperado para os seus leitores. Noutras palavras, que ação deseja que o leitor tome antes de chegar ao fim do post? Faça o seu apelo à ação!
16 – Produza conteúdo que mereça ser partilhado
Pergunte a si mesmo: Se partilhar um determinado conteúdo com amigos ou colegas, é provável que seja partilhado por eles? Se a resposta for não, repense. O mesmo se aplica às imagens: imagine como ficariam as imagens individualmente e não apenas integradas no texto.
Escrever conteúdo atraente é o aspeto mais importante e difícil de marketing. Ainda assim, não encare a tarefa como sendo penosa. Não desista! Concentre-se naquilo que deseja para o seu negócio e deixe os pensamentos fluir.
Se está a escrever conteúdo com o propósito de o propagar através de ações de e-mail marketing, será necessário fazer registo numa plataforma como a AWeber. Esta empresa norte-americana dispõe ao uso dos seus utilizadores inúmeras ferramentas de e-mail marketing para que consiga, em poucos minutos, organizar as suas listas de subscritores e sequências de e-mail.
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