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16 dicas infalíveis para escrever para Internet

escrever para Internet

16 dicas infalíveis para escrever para Internet

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Se tem um pequeno negócio ou pretende lançar-se brevemente no mercado online, é necessário ter em consideração certos aspetos. Falamos, naturalmente, da forma como vai produzir conteúdos e escrever para Internet.

Apesar de não merecerem tanta atenção como deviam, são os conteúdos que vão captar o público e determinar se a visita ao website merece ser convertida em venda.

Escrever é fácil, mas escrever para Internet e produzir conteúdos que se traduzam num maior engajamento dos consumidores é uma capacidade que merece ser desenvolvida.

Neste post, debruçamo-nos sobre esta temática e propomos 16 dicas infalíveis para escrever para Internet.

Dicas para Escrever para Internet

1 – Conhecer o público

Procure usar corretamente o idioma do seu público e evite usar termos complicados. Aborde os maiores problemas do público e ofereça soluções criativas.  Crie uma persona à volta do tipo de visitas que o seu website costuma atrair. Baseie-se nos seus melhores clientes para definir este perfil. Depois, imagine que está a ter um diálogo com essa persona.

2 – Contar histórias

Conte histórias que criem imagens mentais e ajude o público a conectar essa história ao seu negócio.  Responda à pergunta “porquê?” e não a “o quê?” e “como?”. Ao partilhar com o público a sua experiência e opinião, vai produzir conteúdo exclusivo e destacar-se entre as outras empresas.

Dê exemplos para que os clientes percebam como o produto/serviço pode resolver um problema. Procure depoimentos de quem já usou o produto e reconheceu a sua eficácia.

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3 – Quantidade não é sinónimo de qualidade

A produção de grandes quantidades de conteúdo mal escrito não vai ajudar o público. Além disso, a reputação da empresa sai prejudicada. Pense sempre em incluir elementos que possam provocar ações imediatas.

4 – Escrever algo que gostaria de ler

O que é que você lê todos os dias? Os grandes escritores são, antes de tudo, grandes leitores.  Expanda a sua lista de leitura a outras indústrias e formatos. PDFs e podcasts contam: nem toda a escrita tem de viver no papel.

5 – Investigue outros escritores

O Google é uma ferramenta incrível com alcance mundial. Tire algum tempo para investigar outro escritores que falem do tema que você vai abordar. O que é que eles fazem bem? O que é que você pode melhorar?

6 – Esteja atento a ortografia e gramática

Atenção à ortografia. Sempre que tiver uma dúvida, consulte ferramentas online como o Priberam ou a Infopédia.

7 – Quer ser conhecido pelo quê?

Complete a frase: “Sou especialista em ____________.” A escrita dos seus contéudos deve basear-se no resultado dessa frase que, a partir de então, será tão importante como um lema de vida. Se tiver dificuldade em definir-se, procure a opinião dos seus colegas e clientes.

8 -Use imagens

O poder da fotografia nunca pode ser esquecido. Use imagens para preencher lacunas onde as palavras não chegam. Se não consegue explicar um determinado conceito, apoie-se nas imagens para ajudar os seus leitores a entender o que dizer. Acima de tudo, as imagens permitem ao leitor fazer uma pausa após grandes blocos de texto.

9 – O papel do editor

Todos os escritores precisam de um editor, principalmente naquela fase inicial em que começam a ser produzidos os primeiros textos. Peça a um amigo ou colega para dar uma vista de olhos no texto e corrigir erros em falta ou opinar sobre a construção de algumas frases.

10 – Faça o seu trabalho de casa

Faça sempre o seu trabalho de casa e uma investigação ao assunto sobre o qual vai escrever para Internet. Mesmo que seja um expert no assunto, é sempre necessário fazer uma pesquisa. Desta forma, sabe como é que o assunto foi abordado por outras pessoas e se a informação está atualizada. Se necessário, atribua recursos e links às fontes.

 

11 – Faça sempre um Brainstorm

Faça uma lista de ideias, não importa o quão impossíveis possam parecer. O que importa é ter as ideias e pensar em formas de a usar. Além disso, você, enquanto escritor, nunca sabe o que pode usar no futuro. Ao escolher uma ideia, mantenha-se coerente com ela. As grandes ideias de nada valem se não tiverem coerência.

12 – Escrever um rascunho

O escritor Hermingway disse uma vez “escreva bêbado, edite sóbrio.” Na verdade, esta frase não poderia estar mais certa. O primeiro rascunho de um texto nunca vai sair bem. Ainda assim, será ele o primeiro esboço, o esqueleto. Ao editar, vai acrescentar o que faltava, melhorar o que lá está e eliminar o que é dispensável.

13 – Esteja atento

Esteja atento a tudo o que se passa à sua volta. Confira novos blogs, tente perceber quais as áreas de interesse dos seus clientes, verifique o Google Trends. Subscreva ainda as newsletters dos seus clientes, fornecedores e outros provedores de conteúdo interessantes. Qualquer novidade pode despoletar mais do que uma ideia para novos conteúdos!

14 – Peça feedback aos seus leitores

Peça feedback através do seu blog e contas nas redes sociais. A opinião do público é essencial para definir os seus conteúdos no futuro. Considere ainda a hipótese de receber a opinião do público através de e-mail.

15 – Inclua um call to action

Para qualquer conteúdo que criar, defina o resultado esperado para os seus leitores. Noutras palavras, que ação deseja que o leitor tome antes de chegar ao fim do post? Faça o seu apelo à ação!

16 – Produza conteúdo que mereça ser partilhado

Pergunte a si mesmo: Se partilhar um determinado conteúdo com amigos ou colegas, é provável que seja partilhado por eles? Se a resposta for não, repense. O mesmo se aplica às imagens: imagine como ficariam as imagens individualmente e não apenas integradas no texto.

Escrever conteúdo atraente é o aspeto mais importante e difícil de marketing. Ainda assim, não encare a tarefa como sendo penosa. Não desista! Concentre-se naquilo que deseja para o seu negócio e deixe os pensamentos fluir.

Se está a escrever conteúdo com o propósito de o propagar através de ações de e-mail marketing, será necessário fazer registo numa plataforma como a AWeber. Esta empresa norte-americana dispõe ao uso dos seus utilizadores inúmeras ferramentas de e-mail marketing para que consiga, em poucos minutos, organizar as suas listas de subscritores e sequências de e-mail.

Absolutamente de confiança, a AWeber nunca o deixará desiludido.

 

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