16 dicas infalíveis para escrever para Internet
Se tem um pequeno negócio ou pretende lançar-se brevemente no mercado online, é necessário ter em consideração certos aspetos. Falamos, naturalmente, da forma como vai produzir conteúdos e escrever para Internet.
Apesar de não merecerem tanta atenção como deviam, são os conteúdos que vão captar o público e determinar se a visita ao website merece ser convertida em venda.
Escrever é fácil, mas escrever para Internet e produzir conteúdos que se traduzam num maior engajamento dos consumidores é uma capacidade que merece ser desenvolvida.
Neste post, debruçamo-nos sobre esta temática e propomos 16 dicas infalíveis para escrever para Internet.
Dicas para Escrever para Internet
1 – Conhecer o público
Procure usar corretamente o idioma do seu público e evite usar termos complicados. Aborde os maiores problemas do público e ofereça soluções criativas. Crie uma persona à volta do tipo de visitas que o seu website costuma atrair. Baseie-se nos seus melhores clientes para definir este perfil. Depois, imagine que está a ter um diálogo com essa persona.
2 – Contar histórias
Conte histórias que criem imagens mentais e ajude o público a conectar essa história ao seu negócio. Responda à pergunta “porquê?” e não a “o quê?” e “como?”. Ao partilhar com o público a sua experiência e opinião, vai produzir conteúdo exclusivo e destacar-se entre as outras empresas.
Dê exemplos para que os clientes percebam como o produto/serviço pode resolver um problema. Procure depoimentos de quem já usou o produto e reconheceu a sua eficácia.
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3 – Quantidade não é sinónimo de qualidade
A produção de grandes quantidades de conteúdo mal escrito não vai ajudar o público. Além disso, a reputação da empresa sai prejudicada. Pense sempre em incluir elementos que possam provocar ações imediatas.
4 – Escrever algo que gostaria de ler
O que é que você lê todos os dias? Os grandes escritores são, antes de tudo, grandes leitores. Expanda a sua lista de leitura a outras indústrias e formatos. PDFs e podcasts contam: nem toda a escrita tem de viver no papel.
5 – Investigue outros escritores
O Google é uma ferramenta incrível com alcance mundial. Tire algum tempo para investigar outro escritores que falem do tema que você vai abordar. O que é que eles fazem bem? O que é que você pode melhorar?
6 – Esteja atento a ortografia e gramática
Atenção à ortografia. Sempre que tiver uma dúvida, consulte ferramentas online como o Priberam ou a Infopédia.
7 – Quer ser conhecido pelo quê?
Complete a frase: “Sou especialista em ____________.” A escrita dos seus contéudos deve basear-se no resultado dessa frase que, a partir de então, será tão importante como um lema de vida. Se tiver dificuldade em definir-se, procure a opinião dos seus colegas e clientes.
8 -Use imagens
O poder da fotografia nunca pode ser esquecido. Use imagens para preencher lacunas onde as palavras não chegam. Se não consegue explicar um determinado conceito, apoie-se nas imagens para ajudar os seus leitores a entender o que dizer. Acima de tudo, as imagens permitem ao leitor fazer uma pausa após grandes blocos de texto.
9 – O papel do editor
Todos os escritores precisam de um editor, principalmente naquela fase inicial em que começam a ser produzidos os primeiros textos. Peça a um amigo ou colega para dar uma vista de olhos no texto e corrigir erros em falta ou opinar sobre a construção de algumas frases.
10 – Faça o seu trabalho de casa
Faça sempre o seu trabalho de casa e uma investigação ao assunto sobre o qual vai escrever para Internet. Mesmo que seja um expert no assunto, é sempre necessário fazer uma pesquisa. Desta forma, sabe como é que o assunto foi abordado por outras pessoas e se a informação está atualizada. Se necessário, atribua recursos e links às fontes.
11 – Faça sempre um Brainstorm
Faça uma lista de ideias, não importa o quão impossíveis possam parecer. O que importa é ter as ideias e pensar em formas de a usar. Além disso, você, enquanto escritor, nunca sabe o que pode usar no futuro. Ao escolher uma ideia, mantenha-se coerente com ela. As grandes ideias de nada valem se não tiverem coerência.
12 – Escrever um rascunho
O escritor Hermingway disse uma vez “escreva bêbado, edite sóbrio.” Na verdade, esta frase não poderia estar mais certa. O primeiro rascunho de um texto nunca vai sair bem. Ainda assim, será ele o primeiro esboço, o esqueleto. Ao editar, vai acrescentar o que faltava, melhorar o que lá está e eliminar o que é dispensável.
13 – Esteja atento
Esteja atento a tudo o que se passa à sua volta. Confira novos blogs, tente perceber quais as áreas de interesse dos seus clientes, verifique o Google Trends. Subscreva ainda as newsletters dos seus clientes, fornecedores e outros provedores de conteúdo interessantes. Qualquer novidade pode despoletar mais do que uma ideia para novos conteúdos!
14 – Peça feedback aos seus leitores
Peça feedback através do seu blog e contas nas redes sociais. A opinião do público é essencial para definir os seus conteúdos no futuro. Considere ainda a hipótese de receber a opinião do público através de e-mail.
15 – Inclua um call to action
Para qualquer conteúdo que criar, defina o resultado esperado para os seus leitores. Noutras palavras, que ação deseja que o leitor tome antes de chegar ao fim do post? Faça o seu apelo à ação!
16 – Produza conteúdo que mereça ser partilhado
Pergunte a si mesmo: Se partilhar um determinado conteúdo com amigos ou colegas, é provável que seja partilhado por eles? Se a resposta for não, repense. O mesmo se aplica às imagens: imagine como ficariam as imagens individualmente e não apenas integradas no texto.
Escrever conteúdo atraente é o aspeto mais importante e difícil de marketing. Ainda assim, não encare a tarefa como sendo penosa. Não desista! Concentre-se naquilo que deseja para o seu negócio e deixe os pensamentos fluir.
Se está a escrever conteúdo com o propósito de o propagar através de ações de e-mail marketing, será necessário fazer registo numa plataforma como a AWeber. Esta empresa norte-americana dispõe ao uso dos seus utilizadores inúmeras ferramentas de e-mail marketing para que consiga, em poucos minutos, organizar as suas listas de subscritores e sequências de e-mail.
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